Beber cerveja engorda?

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Beber cerveja engorda?

Mensagem  Mestre da Culinária em Sex 07 Mar 2008, 13:40

beber cerveja engorda?

É habitual associar-se o consumo excessivo de cerveja com situações de obesidade, nomeadamente o aparecimento de uma barriga dilatada. Se é verdade que beber cerveja em grandes quantidades pode ajudar à distenção dos músculos da barriga, não o é menos dizer-se que isso também se deve ao facto dos grandes consumidores de cerveja serem, em geral, pessoas com um estilo de vida menos saudável. A realidade é que beber cerveja não engorda, desde que o seu consumo seja parte integrante de uma dieta equilibrada e se faça com moderação às refeições. Como é facilmente constatável, para uma quantidade idêntica de cerveja, um yogurte de fruta, um copo de leite ou um sumo de maçã têm muitas mais quilocalorias, sendo, esses sim, produtos que podem contribuir para um aumento da massa corporal, independentemente de também serem produtos saudáveis e essenciais ao nosso bem-estar.

Recentemente, realizou-se um estudo em Espanha que mostrou que os bebedores regulares de cerveja não ganham, obrigatoriamente, peso. De facto, o consumo moderado de cerveja significou 4% das calorias totais das dietas dos homens e 3% das das mulheres. O estudo evidenciou ainda que quem bebe cerveja com moderação tem uma dieta de maior qualidade nutricional que os não consumidores, uma vez que ingerem uma maior quantidade de ácido fólico e outras vitaminas do grupo B, essenciais para a prevenção de certas enfermidades e para garantir uma correcta alimentação. Também em Portugal se fizeram várias pesquisas para aquilatar das qualidades da cerveja. Na busca do equilíbrio cervejeiro, o Dr. Manuel Rocha de Melo, da Faculdade de Ciências da Alimentação e Nutrição da Universidade do Porto, debruçou-se sobre as propriedades nutricionais da cerveja e concluiu que contém vitaminas do complexo B, polifenóis, fibra solúvel, minerais e álcool, frequentemente esquecidos pela dieta ocidental, que exercem benefícios na prevenção de várias doenças. Para além disso, o facto de ser pobre em lípidos e açúcares, leva-o a concluir que esta bebida pode ser, se (e apenas se) consumida de forma moderada, integrada numa dieta saudável. Conheça, pois, a composição desta refrescante poção:

1 - 93% de água. Os adultos necessitam de mais de dois litros de água por dia. Comparada com outras bebidas alcoólicas, a cerveja combate melhor a sede pelo seu alto conteúdo de água, que compensa os efeitos desidratantes do álcool.

2 - Álcool (etanol) 3,4%-9%. Se for ingerido em doses moderadas, o álcool contribui para evitar a acumulação de gordura nas paredes arteriais.

3 - Hidratos de carbono 2% a 3%. Proporciona cerca de 15 g da maior fonte de energia do corpo humano.

4 - Calorias. 33 cl de uma cerveja normal contêm cerca de 150 kilocalorias, menos 60 do que um refrigerante de cola, com a vantagem acrescida de não provocar cáries. Com certeza que 9 em cada 10 dentistas lha recomendariam.

5 - Gorduras. Zero... tinha dúvidas?

6 - Magnésio (48 mg, 12% da DDR*) e silício (6 mg). O consumo de cerveja associa- se a uma maior densidade mineral nos ossos, actuando como factor preventivo face à osteoporose.

7 - Potássio (190 mg, 12% da DDR). Compensa a perda excessiva deste mineral através da urina, importante na prevenção das cãibras musculares.

8 - Vitamina B12 (0,8 mcg, 48% da DDR). Produz serotonina e dopamina, as duas substâncias químicas responsáveis pela sensação de bem-estar.

9 - Vitamina B2 - Riboflavina (8% da DDR). Contribui para o crescimento da pele, do cabelo e das unhas e também actua como cicatrizante.

10 - Vitamina B5 - Ácido Panthoténico (4% da DDR). Sintetiza os lípidos e o açúcar dos alimentos. Essencial para digerir as batatas bravas.

11 - Vitamina B3 - Niacina (6 mcg, 8% da DDR). Ajuda a queimar os hidratos de carbono e as gorduras, e atrasa a formação de cabelos brancos.

* Dose Diária Recomendada

Fonte: www.cervejasdomundo.com/


Última edição por Mestre da Culinária em Ter 06 Jan 2009, 20:08, editado 2 vez(es)
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beber cerveja engorda?

Mensagem  Michele em Sex 04 Abr 2008, 17:56



Nada mesmo!!!!!


Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad Evil or Very Mad
avatar
Michele

Mensagens : 102
Data de inscrição : 18/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beber cerveja engorda?

Mensagem  Mestre da Culinária em Sab 23 Ago 2008, 22:17

Engorda e muito!!!!!!!!!!!!!!!!!!!



Twisted Evil No No No @
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Cerveja engorda?

Mensagem  Michele em Ter 30 Set 2008, 16:21

A CERVEJA É DIURÉTICA

Para quantidades iguais de água e cerveja ingeridas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja.

Estudos clínicos, efectuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 l de cerveja excretaram 1,012 l de urina enquanto que os que tinham bebido 1 l de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética.

Esta diurese é, também, acompanhada de uma eliminação de sódio superior à que se dá com a água. Para alguns fisiologistas a presença de compostos fenólicos na cerveja é a causa da diurese mas, para outros, o fenómeno tem a ver com o bloqueamento da hormona anti-diurética que ela origina. Agindo sobre a função renal, a cerveja permite, assim, eliminar resíduos da metabolização das proteínas e outros sais, como uratos, oxalatos, etc, em proporções mais importantes que as que se devem a outras bebidas**.

** Jean-Jacques De Blauwe, La bière, un atout pour la santé, editions Ellébore, 2002, p. 146-147

Fonte: www.cervejasdomundo.com/
avatar
Michele

Mensagens : 102
Data de inscrição : 18/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Beber cerveja é saudável?

Mensagem  Michele em Ter 30 Set 2008, 16:22

´SACIAR´ A SEDE COM CERVEJA
A água é um componente essencial do sangue, linfa, secreções corporais e líquido intracelular. Constitui cerca de 60% do peso do corpo humano adulto, sendo aproximadamente 2/3 dessa quantidade água intracelular.

Pelo facto de conter mais de 90% de água, a cerveja pode contribuir para as necessidades diárias de água do corpo humano, que são de 1,5 a 2,0 litros.

Contudo, convém ter em atenção que o álcool que a cerveja contém provoca uma certa desidratação no organismo, havendo, simultaneamente, outros mecanismos que são accionados:

Para quantidades iguais de água e cerveja bebidas, o organismo excreta bastante mais quando se bebe cerveja: estudos clínicos, efectuados a pacientes em jejum, revelaram que os que haviam bebido 1 l de cerveja excretaram 1,012 l de urina enquanto que os que tinham bebido 1 l de água apenas excretaram 385 ml: a cerveja é, portanto, muito diurética. Esta diurese é, também, acompanhada de uma eliminação de sódio superior à que se dá com a água. Para alguns fisiologistas a presença de compostos fenólicos na cerveja é a causa da diurese mas, para outros, o fenómeno tem a ver com o bloqueamento da hormona anti-diurética que ela origina. Agindo sobre a função renal, a cerveja permite, assim, eliminar resíduos da metabolização das proteínas e outros sais, como uratos, oxalatos, etc, em proporções mais importantes que as que se devem a outras bebidas**.

Atente-se que o consumo de grandes quantidades de álcool causa forte desidratação, provocando perda de água no cérebro, o que explica o aparecimento de dores de cabeça e a sensação de “ressaca”, normalmente sentidas. O nosso organismo defende-se provocando uma sensação de sede, aviso para que seja compensada a falta de líquido sentida.

Consumir álcool significa, ainda, perder sais do corpo pelos mecanismos acabados de referir. Assim, após a tomada de bebidas fortemente alcoólicas deveria ser bebido um bom copo de água mineral natural para, deste modo, se compensar o efeito de desidratação que surgirá e manter um balanço equilibrado de fluído no organismo.

A cerveja “sem álcool” tem, obviamente, um menor efeito desidratante que o provocado pela cerveja corrente mas é, ainda, perceptível a perda de água que origina no organismo, como mostra um estudo efectuado com cerca de 20 futebolistas**.

Após o treino, cada membro do grupo em estudo bebeu 750 ml de cerveja e, no grupo de comparação, cada um bebeu 750 ml de água. A análise das urinas, decorridas 2 horas, revelou que no grupo que bebeu cerveja “sem álcool” se perdeu 22% da quantidade originalmente ingerida, enquanto que no outro grupo foram perdidos apenas 17%. A diferença é explicada pela pequena massa de álcool ainda presente na cerveja “sem álcool” ((/= 0,5% alc. vol., em Portugal mas (/= 1%, noutros países europeus).

A análise das urinas revelou, ainda, que a quantidade de potássio excretado pelos bebedores de cerveja era inferior à do grupo que bebeu água, facto positivo a favor da cerveja.

** Jean-Jacques De Blauwe, La bière, un atout pour la santé, editions Ellébore, 2002, p. 146-147

Pimba 3:0
avatar
Michele

Mensagens : 102
Data de inscrição : 18/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beber cerveja engorda?

Mensagem  Cervejeiro em Ter 06 Jan 2009, 09:49

Boas,

A cerveja não engorda mais que outro alimento.
Portanto, não engorda mas ajuda a engordar... Ora vejamos:
- quem bebe cerveja geralmente acompanha-a com algum petisco (que contem gordura, sal, etc);
- ao petiscar, acaba-se por ingerir mais alimento que no prato de uma refeição;
- a cerveja já é um alimento nutritivo, aliado ao "petisco", adiciona uma boa dose de calorias que se ingere.

Se no lugar de uma sande de fiambre ou queijo, se beber uma cerveja vulgar (33 cl), o consumo energético será equivalente e o poder nutricional da cerveja muito maior.
Pouca gente sabe que a cerveja é basicamente um pão líquido (é claro que a cerveja não possui as fibras que o pão tem).
Ao comparar o poder nutricional do pão e da cerveja, a cerveja supera o primeiro, pois partindo do princípio (por exemplo) que um adulto por dia ingere 300 g de pão e que para o produzir foram necessárias 300 g de trigo ou outro cereal, se com a mesma quantidade (300g) de trigo se produzisse uma cerveja (sim, cerveja de trigo), a cerveja resultante teria um poder nutricional superior (e muito superior se não fosse filtrada).

Fonte: (nenhuma)

beber cerveja engorda?

É habitual associar-se o consumo excessivo de cerveja com situações de obesidade, nomeadamente o aparecimento de uma barriga dilatada. Se é verdade que beber cerveja em grandes quantidades pode ajudar à distenção dos músculos da barriga, não o é menos dizer-se que isso também se deve ao facto dos grandes consumidores de cerveja serem, em geral, pessoas com um estilo de vida menos saudável. A realidade é que beber cerveja não engorda, desde que o seu consumo seja parte integrante de uma dieta equilibrada e se faça com moderação às refeições. Como é facilmente constatável, para uma quantidade idêntica de cerveja, um yogurte de fruta, um copo de leite ou um sumo de maçã têm muitas mais quilocalorias, sendo, esses sim, produtos que podem contribuir para um aumento da massa corporal, independentemente de também serem produtos saudáveis e essenciais ao nosso bem-estar.
Já agora, podem ler o resto em http://www.cervejasdomundo.com/Saude.htm

Abraço,
Cervejeiro

Cervejeiro

Mensagens : 6
Data de inscrição : 06/01/2009

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Re: Beber cerveja engorda?

Mensagem  Conteúdo patrocinado


Conteúdo patrocinado


Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum