Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

História da Ginjinha

Ir para baixo

História da Ginjinha Empty História da Ginjinha

Mensagem  Mestre da Culinária Sex 07 Mar 2008, 17:55

A História do Licor de Ginja

A ginja, fruto agridoce da família das cerejas, tem a sua origem na Ásia Menor, no litoral do Mar Cáspio. O famoso gastrônomo romano Lúculo (110-74 AC), conhecendo as inúmeras propriedades medicinais (digestivas e diuréticas) deste fruto, levou a planta para Roma, tendo-se propagado pela Europa.

Na Etnografia Portuguesa, José Leite Vasconcelos, refere que Plínio o velho (séc. I DC), famoso escritor romano, louva as ginjas da Lusitânia. No município da bonita vila medieval de Óbidos, graças ao seu particular microclima, são produzidas as melhores ginjas silvestres da Europa. Com a técnica de destilação do álcool, herdada da civilização árabe e com o açúcar (especiaria dos descobrimentos portugueses), Portugal possui, então, os três principais ingredientes necessários para produzir o mais famoso licor português.


Licor de Ginja De Óbidos - Estremadura

A origem do licor de Ginja de Óbidos, região da Estremadura, é conventual. Foram os frades beneditinos que inventaram a preciosa receita para “deleite do seu espírito” tendo divulgado o seu segredo que se tem mantido de geração em geração.

A comunidade judaica divulgou-o comercialmente e, desta forma surge gradualmente nos botequins e tabernas típicas, frequentadas pela burguesia, dando-lhe um cariz marcadamente nacional, especialmente da histórica e famosa boemia lisboeta. São inúmeros os escritores e artistas que referenciam a tão única “ginjinha”. Destacamos a maior e saudosa fadista portuguesa, AMÁLIA RODRIGUES, que cantou e louvou a “ginjinha” num dos seus imortais fados.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos