Consumo de Ginjas dá saúde!

Ir em baixo

Consumo de Ginjas dá saúde! Empty Consumo de Ginjas dá saúde!

Mensagem  Mestre da Culinária em Sex 07 Mar 2008, 18:27

Consumo de ginjas pode prevenir doenças do foro cardíaco e diabetes

Recentemente foi publicada uma notícia muito interessante nos órgãos de comunicação social portugueses sobre as propriedades terapêuticas da ginja no combate às doenças do foro cardíaco e diabetes. Aqui está a notícia completa da Agência Lusa.

Saúde: Consumo de ginjas pode prevenir doenças do foro cardíaco e diabetes

Lisboa, 30 Abr (Lusa) - O consumo de ginjas poderá reduzir os níveis de colesterol e açúcar no sangue e o armazenamento de gordura no fígado, prevenindo o desenvolvimento de doenças do foro cardíaco e diabetes, de acordo com um estudo hoje divulgado.

A investigação realizada por cientistas da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, foi apresentada na Conferência de Biologia Experimental 2007, em Washington.

O estudo demonstrou que ratos fêmeas que consumiram ginjas apresentaram, também, uma diminuição de stress por oxidação, para além de aumentarem a produção de uma molécula que ajuda o organismo a administrar as gorduras e o açúcar, comparativamente com os ratos fêmeas cuja dieta não contemplava ginjas, mas em tudo o resto idêntica.

Todos os ratos observados tinham uma pré-disposição para colesterol alto e diabetes, mas não obesidade, segundo um comunicado divulgado pela Universidade de Michigan.

Os dois grupos de animais apresentavam características relacionadas com o síndroma metabólico, grupo de factores de risco relacionado com uma maior possibilidade para desenvolver doenças cardíacas e diabetes tipo 1.

Desconhece-se se as dietas ricas em ginjas terão um efeito similar nos seres humanos. A Universidade de Michigan planeia, agora, realizar uma prova clínica para proceder a essa avaliação.

"Esta informação junta-se a outros resultados que sugerem uma correlação entre o consumo de anticianina (um anto-oxidante presente nas ginjas) e a redução dos riscos cardiovasculares e metabólicos", afirmou, em comunicado, Steven Bolling, que realizou o estudo juntamente com E. Mitchell Seymour, principal autor das investigações.

Os cientistas utilizaram, para a sua pesquisa, 48 ratos fêmeas com tendência para pressão sanguínea alta, associada ao consumo de sal, altos níveis de colesterol e problemas de tolerância à glucose.

MZC.
Agência Lusa
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum