BI da Cereja e da Ginja

Ir em baixo

BI da Cereja e da Ginja Empty BI da Cereja e da Ginja

Mensagem  Mestre da Culinária em Sex 07 Mar 2008, 18:28

BI da Cereja e da Ginja


O Instituto de Estudos de Literatura Tradicional (IELT), através da editora Apenas Livros, acaba de editar mais um volume da colecção Bilhete de Identidade, desta feita sobre a cereja e a ginja, da autoria de Paulo Moreiras.

Neste pequeno volume, o autor dá-nos a conhecer um pouco sobre a história e a presença destes dois frutos na nossa tradição e na nossa memória, com referências à utilização das cerejas e das ginjas em diversas actividades populares que vão desde os jogos infantis aos cancioneiros. Provérbios e adivinhas revelam também alguma da sua presença, bem como a sua utilização na toponímia portuguesa.

A colecção Bilhete de Identidade tem direcção de Ana Paula Guimarães e conta com o patrocínio do IELT - Instituto de Estudos de Literatura Tradicional da Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa e da FCT - Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Paulo Moreiras nasceu em 1969, em Lourenço Marques, actual Maputo, Moçambique. Veio para Portugal em 1974. Viveu nas encostas do Douro, entre Resende e Cinfães, seguindo-se uma prolongada estada no Laranjeiro, Almada. Vive actualmente em Meirinhas, no concelho de Pombal. Entre outras coisas, publicou um álbum de banda desenhada «Hermínio, Regresso a Portucale» (1996); um romance «A Demanda de D. Fuas Bragatela» (2002 e 2004) e um livro de poesia «Do Obscuro Ofício» (2004). Em Maio de 2006 publicou o «Elogio da Ginja», dedicado a esse sápido e tradicional licor português.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum