Queijo de Azeitão

Ir em baixo

Queijo de Azeitão Empty Queijo de Azeitão

Mensagem  Mestre da Culinária em Dom 09 Mar 2008, 21:26

Queijo de Azeitão

Produto tradicional da gastronomia portuguesa, o seu paladar característico, a pasta mole e a tradição de fabrico secular, reforçam a qualidade indiscutível e única do Queijo de Azeitão. É produzido a partir do leite de ovelha em alguns concelhos do distrito de Setúbal, particularmente em Palmela, Sesimbra e Azeitão.


Foi no Portugal das beiras que teve origem, há dois séculos atrás, o Queijo de Azeitão. Reza a história que um pastor, Gaspar Henriques de Paiva, veio, em 1830, para Azeitão dedicar-se à agricultura e, por nostalgia da sua terra natal, todos os anos mandava vir um queijeiro para que o leite do seu rebanho produzisse queijo da serra. Nascia assim um dos mais apreciados queijos de ovelha nacional, o Queijo de Azeitão.
Mais tarde, o queijeiro partilhou os seus ensinamentos com as gentes da vila e do povoado vizinho, tendo-se desta forma transmitido a sua confecção a sucessivas gerações de queijeiros-artesãos, que deram a fama ao Queijo de Azeitão.

Se o método de fabrico começou por ser o tradicionalmente utilizado na região da Serra da Estrela, foi contudo a outra serra que se deve a singularidade do queijo de Azeitão: a Arrábida, onde estão reunidas as condições necessárias à criação do gado ovino, que se estende por uma linha de montes e vales ao longo da península de Setúbal, apresentando, no seu conjunto, uma extraordinária exuberância de flora.
De métodos e fabrico artesanal, as queijarias têm sabido manter, contra ventos e marés comunitárias, a utilização do leite cru de ovelha. Só o saber e a experiência, património de várias gerações de queijeiros artesãos, garantem, campanha após campanha, a perpetuação das características do Queijo de Azeitão. Um produto que reflecte as condições próprias da abundância das pastagens, do clima da serra da Arrábida e do cardo que, usado na coagulação do queijo, lhe confere uma singularidade de aroma e de sabor.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum