A origem da marmelada

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

A origem da marmelada

Mensagem  Mestre da Culinária em Dom 09 Mar 2008, 22:06

Qual é a origem da palavra marmelada?

Marmelada é derivada de marmelo ou "melimelus" em latim. Marmelo é o nome do fruto produzido pelo marmeleiro. Esta árvore é oriunda da Ásia Ocidental e foi trazida para o Mediterrâneo há 4 mil anos. Foram os gregos quem primeiro lhe atribuíram um significado mitológico. Passaram a usar a flor do marmeleiro como símbolo sagrado da Deusa do Amor, Afrodita. O pedido de casamento fazia-se oferecendo um marmelo à noiva em vez dum anel de diamante como hoje... Muito mais barato! Do mesmo modo começou-se a tradição das noivas levarem no dia do casamento um ramo com a flor de marmeleiro, como símbolo da virgindade...

Os romanos quando conquistaram os gregos adoptaram os mesmos simbolismos da Deusa do Amor, mas só lhe mudaram o nome para Vénus.

Com os marmelos, tantos os gregos como os romanos criaram perfumes e até corantes para os cabelos. Os marmelos tem um forte odor muito característico e porque são muito ricos em pectina, prestam-se para se fazer gelatina e marmelada, depois de cozidos, quando ralados e misturados com açúcar.

Além das flores, os marmelos propriamente ditos passaram a simbolizar os seios das donzelas e como estes são as partes do corpo da mulher mais atraentes para o homem, não foi preciso muito esforço para se generalizar a expressão romântica de "fazer amor ou fazer marmelada", quando o homem acaricia as partes erógenas (muito sensíveis) da mulher, incluindo os seis e os mamilos.

É com a "marmelada" que a mulher fica excitada sexualmente devido à electricidade do amor que se gera!
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum