Conceito de Enologia

Ir em baixo

Conceito de Enologia Empty Conceito de Enologia

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 13:29

Conceito de Enologia

O vinho surge da aliança entre os conhecimentos, cada vez mais profundos e precisos, sobre a vinha e a componente enológica, que resulta de anos de experiência e da crescente inovação tecnológica.

Assim, a Viticultura, a par dos processos envolvidos na Vinificação, constituem os elementos cruciais para a obtenção desse líquido tão precioso - O VINHO.

Para se conhecer a vinha, é importante conhecer todo o seu contexto. Aí, a compreensão dos factores que compõem a Ecologia Vitícola - planta, clima e solo, bem como a execução das operações de Cultivo da Vinha adequadas às necessidades do solo e das videiras, é imprescindível.

A milenar tradição da cultura da vinha comprova a sua efectiva adaptação a praticamente todas as regiões portuguesas, embora produzindo vinhos de características bem distintas.

Pelo termo de "Ecologia Vitícola" entende-se o estudo das interacções entre a videira e o meio (clima e solo).

Uma vez identificados os 3 elementos do ecossistema, resta ao viticultor proceder correctamente às práticas culturais com influência nos factores de produção.

Tecnologia Enológica

Para se conseguir a produção de vinhos de elevada qualidade, a vinificação deverá ser o mais cuidada possível, sendo de destacar as seguintes preocupações:

Relativamente aos vinhos brancos, devem evitar-se, o mais possível, as oxidações dos mostos e vinhos; evitar o uso excessivo de produtos de colagem, o que a acontecer torna os vinhos mais delgados; reduzir ao mínimo o número de operações mecânicas durante a vinificação e possuir equipamentos de boa qualidade, sendo esta preocupação extensível aos vinhos tintos.

No que respeita à elaboração dos vinhos tintos, deve caminhar-se no sentido de aumentar a duração da maceração, pois tal traduzir-se-á numa maior extracção das substâncias das películas e obrigatoriamente na obtenção de vinhos mais encorpados. Também se deve ser rigoroso na escolha do tipo de recipiente de maceração e gerir as remontagens/recalques em função do tipo de vinho que se pretende obter e que evitem, a todo o custo, a dilaceração das partes sólidas do bago.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum