Clima e solo

Ir em baixo

Clima e solo Empty Clima e solo

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 13:37

Clima e Solo

Em consequência da sua origem, o vinho é um produto vivo que passa pelos períodos de juventude, maturidade e envelhecimento e que, como é natural, está sujeito a alterações.

Por esse motivo, o vinho não tem uma composição sempre igual. É a natureza do solo, do clima, as castas de uvas, os métodos de cultura e tantos outros factores, que provocam diferenças apreciáveis de vinho para vinho e que podem originar produtos com características semelhantes.

As regiões de vinhos em Portugal obedecem a uma catalogação em 3 tipos possíveis: D.O.C., I.P.R. e Vinhos Regionais:

D.O.C. (Denominação de Origem Controlada)
São 19 de momento, onde estão incluídas denominações como o Vinho do Porto e Vinho Verde, as mais conhecidas e mais antigas regiões produtoras de vinho, ou D.O.C. Alentejo e Lourinhã, as mais modernas, sendo a Lourinhã a única de Aguardentes.

As D.O.C. são regiões geograficamente delimitadas e sujeitas a um conjunto de regras consignadas em legislação própria, como por exemplo as características do solo, castas recomendadas e autorizadas, práticas de vinificação, teor alcoólico, tempo de estágio, etc. Os vinhos D.O.C. podem e devem usar a sigla D.O.C. ou V.Q.P.R.D. nas suas garrafas como selo de garantia e informação da catalogação do vinho.

I. P. R. (Indicação de Proveniência Regulamentada)
As regiões pertencentes a esta categoria encontram-se numa fase transitória, sendo o seu objectivo atingir a categoria D.O.C., o que pode acontecer ao fim de um mínimo de 5 anos se se verificar o crescendo de qualidade do vinho produzido e da vinha onde é produzido.

Vinhos Regionais
Apesar de não serem D.O.C. produzem-se nestas regiões vinhos de alta qualidade. Em alguns destes casos acontece que uma região D.O.C. pode produzir vinho regional bastando para isso não respeitar uma das regras que define a região como D.O.C., como sejam as castas utilizadas, as proporções em que são utilizadas ou o tipo de garrafa utilizada.

Existem ainda os Vinhos de Mesa que são constituídos por selecções ou lotes de vinhos, de várias regiões, não tendo por isso uma demarcação geográfica. Este tipo de vinho não pode mencionar nas suas garrafas o ano de colheita, as castas utilizadas, os envelhecimentos, etc.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum