Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Longevidade do Vinho

Ir para baixo

Longevidade do Vinho Empty Longevidade do Vinho

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 11 Mar 2008, 13:58

Longevidade do Vinho

O vinho é um elemento vivo e em constante evolução. Por esse motivo ele é perecível e nem todos possuem as aptidões para um envelhecimento prolongado, seja em madeira ou na garrafa.

Tal como o homem, o vinho passa por três fases distintas: uma fase de crescimento, uma de maturidade e uma de velhice. No fundo, a nossa opção ao beber um grande vinho é escolher em que estágio de evolução se deve consumir.

Todas as opções são válidas não havendo regras rígidas. Tomemos o exemplo de um tinto de guarda: apesar do tempo que possa passar em reserva (e nas melhores condições), este nunca se tornará num "grande reserva".

Isto porque a adega determinou desde o princípio diferentes parcelas da mesma colheita para cada uma das categorias que dependem da sua estrutura.

Ou seja, seleccionam os vinhos mais produzidos, os de elevada graduação alcoólica, de acidez elevada e de melhor quantidade tânica para os envelhecerem mais.

Ao efectuar uma compra correcta de vinho o apreciador há-de saber que as adegas nacionais iniciam o processo de comercialização dos vinhos de guarda no terceiro ano a partir da colheita; um reserva a partir do quarto ano e um grande reserva a partir do sexto ano.

De uma maneira geral o prazo médio de vida de um vinho de guarda é de quatro anos a partir do ano da colheita, de oito até dez anos para um reserva e de dez a quinze anos ou mais para um grande reserva.

Não se deve confundir o apogeu com a longevidade de um vinho. O primeiro destaca o momento em que o vinho chega ao auge das suas maiores qualidades organolépticas, enquanto que a longevidade se inicia no momento preciso em que termina o seu apogeu; então, começa a declinar e vai perdendo, mais ou menos rapidamente, as suas qualidades vitais e a sensação de plenitude.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos