Riscos da diversificação alimentar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Riscos da diversificação alimentar

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 15:39

Riscos da diversificação alimentar

A diversificação alimentar pode fazer o lactente correr riscos como a obesidade ou a alergia à proteína do leite de vaca. Conheça estas e outras possíveis complicações através da intervenção do Dr. Gonçalo Cordeiro Ferreira, no WorkShop Nutrição Pediátrica, organizado pelo Centro de Informação do Iogurte.

Riscos imediatos

- Alimentos contaminados

Relativamente aos riscos imediatos, destaca-se a infecção que pode resultar de alimentos contaminados por serem preparados em más condições de higiene.

É necessário que os alimentos dados aos bebés sejam confeccionados seguindo estritamente os princípios da higiene e segurança alimentar.

- Alergias

Os bebés podem também desenvolver alergias a alguns dos novos alimentos. A principal fonte de alergia alimentar no lactente é a proteína do leite de vaca, alergia esta que pode acontecer antes da diversificação alimentar, no caso dos bebés não amamentados.

Outros alimentos, como os ovos, o peixe, o tomate ou os citrinos, podem também causar alergias, mas o risco é significativamente menos importante do que o causado pela introdução da proteína do leite de vaca.

O risco de alergia é tanto mais importante quanto mais precoce a introdução dessas proteínas estranhas na dieta, pois o intestino imaturo do bebé tem uma permeabilidade aumentada a essas moléculas que podem levar a uma resposta alérgica.

Pelos quatro meses, essa permeabilidade diminui, reduzindo-se muito o risco de desenvolver alergia a essas proteínas, excepto quando há um importante risco familiar de atopia.

Riscos a longo prazo

- Excesso de calorias e proteínas

A introdução dos sólidos pode trazer um excesso de aporte em calorias e proteínas. Por este motivo, os estudos mais recentes apontam para uma revisão em baixa das necessidades energéticas e proteicas dos lactentes no primeiro ano de vida.

De entre os novos alimentos que o bebé ingere, os que mais ocasionam a subida exponencial do aporte de proteínas são os leites de continuação mais ricos em proteínas, as farinhas lácteas, a carne e o peixe.

O total das proteínas da dieta pode assim atingir valores de 5 mg/Kg/dia, valor este que representa mais do que o triplo das recomendações.

- Riscos a nível cardio-vascular

Podemos encontrar ainda riscos a nível cardio-vascular (ateroesclerose e hipertensão arterial) que se podem relacionar com uma alimentação muito rica em gorduras saturadas ou em sal.

Por este motivo, não se recomenda a adição de sal nas refeições dos bebés até um ano de vida. Evita-se assim uma sobrecarga renal e também que a criança se habitue a sabores demasiado salgados, prevenindo-se o consumo excessivo de sal no futuro.

- Obesidade

Há ainda o risco da obesidade. É controverso saber se uma criança obesa se tornará um adulto obeso. Não há seguramente uma relação directa entre a obesidade antes dos cinco a seis anos de vida e a obesidade na idade adulta. No entanto, se os pais forem obesos há um risco acrescido para a criança.

Por outro lado, ao aprender a comer muito no primeiro ano de vida, a criança habitua-se a só ficar saciada com grandes volumes alimentares, o que poderá contribuir para um aporte energético excessivo e obesidade futura.

- Carência de Ferro

O último risco, a carência de ferro, é ocasionado, ao contrário dos restantes, por uma introdução tardia dos alimentos sólidos.

O ferro é um micronutriente fundamental para o transporte de oxigénio, sendo um metal usado em determinadas enzimas importantes em funções intelectuais como concentração e aprendizagem. A sua carência, além de causar anemia pode levar a perturbações da aprendizagem.

A alimentação com leite não satisfaz as necessidades de ferro do bebé a partir dos seis meses, pelo que a introdução de alimentos infantis naturalmente ricos ou suplementados com esse elemento se torna necessária para cobrir a quase totalidade dos requerimentos diários.
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum