Nutrição na Adolescência

Ir em baixo

Nutrição na Adolescência Empty Nutrição na Adolescência

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 15:44

Nutrição na Adolescência

A adolescência é um período de grande crescimento e desenvolvimento físico e psíquico. Por este motivo, a alimentação terá de ser cuidada por forma a fazer face às mudanças que o adolescente experimenta. Neste artigo da dietista Paula Martins, saiba quais os conselhos nutricionais para rapazes e raparigas nesta fase da vida.

As necessidades nutricionais dos adolescentes variam, pois o crescimento também varia entre rapazes e raparigas. Durante um período de crescimento rápido e de desenvolvimento sexual, ocorre a maturação simultânea de toda a personalidade. Há uma grande necessidade de aprovação do grupo, prevalecendo a excentricidade nos hábitos alimentares.

O período de crescimento para os meninos e meninas é diferente, por isso serão abordados separadamente.

Meninas: As meninas, de um modo geral, preocupam-se com o seu rápido crescimento e aumento superior ao dos rapazes nestas idades. Como resultado, por vezes reduzem a quantidade total de alimentos e com frequência não os seleccionam de acordo com os nutrientes essenciais.

As meninas com uma maturação psicológica tardia não fazem uma redução tão drástica na ingestão calórica até um período mais tardio.

A preocupação das adolescentes centraliza-se, frequentemente, na redução do peso, quer seja necessário ou não. Não haverá problema nestes casos se os alimentos essenciais para satisfazer as necessidades nutricionais estiverem incluídos na dieta. Substituir refrigerantes e doces por leite, frutas, vegetais, é frequente, não levantando problemas, pois poderá haver um aumento nos minerais e vitaminas indispensáveis, não aumentando as calorias.

Meninos: Como se sabe, o salto que acontece na adolescência em relação à altura estimula o apetite. A ingestão de alimentos é proporcional ao salto em crescimento, principalmente naqueles rapazes que cedo atingem a maturidade.

O aumento da ingestão de leite fornecerá proteínas de alto valor biológico, bem como cálcio para o crescimento. Todos os outros alimentos ingeridos em quantidades suficientes e variados, suprimem as necessidades muito aumentadas durante este período de crescimento e estabilização.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum