A VITICULTURA NA EUROPA

Ir em baixo

A VITICULTURA NA EUROPA Empty A VITICULTURA NA EUROPA

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 21:05

A VITICULTURA NA EUROPA

A viticultura, já florescente no Egipto e Assis, estendeu-se rapidamente à Europa. Instalou-se primeiro na Grécia, em cujas ilhas emergem do mar as admiráveis ruínas de um imenso pórtico, vestígio do templo de Baco. Os vinhos que se produziam nestas regiões eram levados em navios aos portos mediterrâneos, especialmente a Roma onde os vinhos gregos, que gozaram de um renome inigualado durante muito tempo, alcançavam às vezes preços exorbitantes.

Grandes consumidoras de vinhos, estas antigas gerações caiam frequentemente no excesso. Como exemplo, temos as célebres orgias de Nero, Caracala e Tibério, entre outros. Em Roma, o vinho foi objecto de proibição para as mulheres. Como no Egipto, como atestam alguns baixos-relevos, estas faziam um uso imoderado dele.

Seguindo os passos dos exércitos romanos, a vinicultura penetrou na Galia e atravessou o Ródão até Lyon, alcançou a Borgonha, passando por Helvécia. Quando caiu no gosto dos gauleses e germânicos seu consumo generalizou-se. Ao longo do tempo, a vinha chegou até Bordéus. Já no século III, o vinhedo ocupava na Europa as mesmas regiões dos tempos atuais, incluídos os países do Danúbio, graças sobretudo ao imperador Marco Aurélio, que quando as contingências da guerra o permitiam, transformava suas legiões de guerreiros em pacíficos viticultores.

Roma no podia deixar de sofrer as consequências desta expansão. A superprodução de vinhos na península e a concorrência dos vinhos do Império provocaram uma vertiginosa queda de preços. O marasmo que isso originou levou a que o imperador Domiciano ordenasse o arranque das vinhas nas comarcas que produziam vinhos medíocres. São fenómenos comerciais que acontecem em todas as épocas, inclusive na actualidade. Igualmente acontece com as leis, regulamentos, proibições, etc., referentes à vinificação, ao comércio, ao transporte e à economia vitícola.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum