AGRICULTURA BIOLÓGICA / VINHO BIOLÓGICO

Ir em baixo

AGRICULTURA BIOLÓGICA / VINHO BIOLÓGICO Empty AGRICULTURA BIOLÓGICA / VINHO BIOLÓGICO

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 21:16

AGRICULTURA BIOLÓGICA / VINHO BIOLÓGICO

«A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.»

Codex Alimentarius Comission, FAO/WHO, 1999


Agricultura Biológica - o que é?

É um sistema de produção de base ecológica, que recorre ao uso de boas práticas agrícolas com vista à manutenção e melhoria da fertilidade do solo, ao equilíbrio e à diversidade do ecossistema agrícola, promovendo a qualidade ambiental, o bem-estar animal e a saúde humana. Para o efeito, utiliza métodos culturais, biológicos e mecânicos, sempre que possível, em detrimento de materiais sintéticos, e não emprega adubos nem pesticidas químicos de síntese.

Com uma procura que excede a oferta, reflectindo as preocupações crescentes dos consumidores com a qualidade dos alimentos e com a preservação ambiental, este sector tem vindo a crescer, na União Europeia, cerca de 25% ao ano, ao longo da última década. Estima-se, a manter-se este ritmo de crescimento, que venha a representar 5 a 10% da agricultura europeia em 2005 (com um mercado de 25-30 biliões de euro) e 10 a 30% em 2010.

A Agricultura Biológica é alvo de vários documentos da FAO, desde 1990, sendo valorizada por ser um modo de produção que visa utilizar os recursos naturais de forma sustentável, e por contribuir para a segurança e qualidade alimentar, sendo consistente com os objectivos da FAO de 'assegurar a todas as pessoas em todos os momentos alimentos adequados do ponto de vista nutritivo e seguros', bem como a conservação e utilização sustentável dos recursos naturais[1].



Qualidade

Os estudos realizados revelam que os produtos de Agricultura Biológica possuem maiores teores de matéria seca, de minerais e de vitaminas. São mais saborosos e conservam-se melhor. Testes efectuados em animais revelam uma maior fecundidade e menor susceptibilidade a doenças para os animais alimentados com produtos de agricultura biológica, quando comparados com animais alimentados com produtos convencionais, cultivados com adubos químicos de síntese.



Segurança alimentar


A Agricultura Biológica não recorre ao uso de pesticidas e fertilizantes de síntese, promotores de crescimento, como antibióticos e hormonas, aditivos e conservantes de síntese, irradiação e organismos geneticamente modificados. Assim, o aumento da área de agricultura Biológica não só contribui para reduzir a degradação e poluição ambiental, como contribui para a saúde pública, na medida em que os produtos de AB:

- não contêm resíduos de pesticidas;

- contêm teores de nitratos mais baixos;

- garantem ao consumidor o direito à escolha, na medida em que não são irradiados nem são ou contêm organismos geneticamente modificados;

- garantem ao consumidor, no caso dos produtos animais, que estes são produzidos respeitando princípios éticos, necessidades e etologia da espécie, em regime extensivo ou semi-extensivo; são alimentados de acordo com a sua natureza, com produtos sãos, de preferência provenientes da própria exploração e produzidos em AB (logo, os riscos de BSE são nulos); não recebem tratamentos de rotina com antibióticos (minimizam os problemas de resistência);

- em termos de contaminação microbiana, apresentam menor risco potencial de infecção por E. coli, e, em vários casos, menores níveis de micotoxinas (onde se incluem as aflatoxinas), conforme reconhecido pela própria FAO[2].

Por todos estes motivos, este modo de produção é cada vez mais reconhecido por autoridades europeias como a alternativa de produção mais viável, promovendo a qualidade e não apenas a quantidade, aliada à preservação do ambiente e da saúde humana.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum