Cacau pode proteger contra o cancro

Ir em baixo

Cacau pode proteger contra o cancro Empty Cacau pode proteger contra o cancro

Mensagem  Mestre da Culinária em Qua 12 Mar 2008, 19:55

Cacau pode proteger contra o cancro

Investigadores norte-americanos sugerem que um nutriente chamado epicatequina, presente no cacau, parece reduzir o risco de desenvolvimento de várias doenças mortais.

Actualmente, a ciência não vê a epicatequina como um composto com um papel essencial, mas há muitas evidências que sugerem que ela pode ter um efeito de protecção do organismo.

A epicatequina pertence ao grupo dos flavonóides, e também pode ser encontrada em chás, vinho, chocolate e algumas frutas e legumes. Os cientistas acreditam que um dos seus efeitos é a elevação dos níveis de óxido nítrico no sangue, que ajuda a relaxar os vasos sanguíneos e melhora a circulação, podendo as suas propriedades antioxidantes explicar como pode impedir o cancro.

Habitualmente, os flavonóides como a epicatequina são removidos do cacau comercial porque tendem a apresentar um gosto amargo.

Os especialistas também questionam se será recomendável a uma pessoa consumir quantidades suficientemente abundantes de alimentos que contenham epicatequina, como o vinho e o chocolate. Contudo, Hollenberg, consultor científico de vários laboratórios farmacêuticos e que recebeu apoio financeiro para o seu estudo da empresa que produz chocolate e doces M&M/Mars, acredita que há possibilidade de empresas da área de nutrição desenvolverem suplementos de epicatequina, na forma de barras de chocolate.

A planta do cacau foi cultivada pela primeira vez no período 250-900 da era Cristã, pela civilização Maia que oferecia as sementes aos seus deuses e usava-as como moeda e com fins medicinais, para combater a fadiga e problemas no aparelho digestivo.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum