O que é a Agricultura Biológica?[/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

O que é a Agricultura Biológica?[/

Mensagem  Mestre da Culinária em Qua 12 Mar 2008, 20:31

O que é a Agricultura Biológica?

«A Agricultura Biológica é um sistema de produção holístico, que promove e melhora a saúde do ecossistema agrícola, ao fomentar a biodiversidade, os ciclos biológicos e a actividade biológica do solo. Privilegia o uso de boas práticas de gestão da exploração agrícola, em lugar do recurso a factores de produção externos, tendo em conta que os sistemas de produção devem ser adaptados às condições regionais. Isto é conseguido, sempre que possível, através do uso de métodos culturais, biológicos e mecânicos em detrimento da utilização de materiais sintéticos.»

Em síntese, é um modo de produção agrícola que respeita o equilíbrio entre o homem,
o solo, as plantas e os animais.






Porquê consumir biológico?

Valor nutritivo

Cultivados em solos equilibrados por fertilizantes naturais, os alimentos biológicos são de melhor qualidade quanto ao teor em vitaminas, minerais, hidratos de carbono e proteínas. São capazes de saciar graças ao equilíbrio dos seus constituintes.



Sabor

Nos solos regenerados e fertilizados organicamente, as plantas crescem saudáveis e desenvolvem, da melhor forma, o seu verdadeiro aroma, a sua autêntica cor e sabor, o que restitui o verdadeiro gosto dos alimentos.



Garantia de saúde

Inúmeros pesticidas proibidos em determinados países devido à sua toxicidade continuam a ser utilizados, por vezes vendidos ilegalmente, e obtidos por contrabando. Os estudos toxicológicos reconhecem as relações entre os pesticidas e certas patologias, como o cancro, as alergias e a asma.

A prática da agricultura ecológica, que não utiliza produtos perigosos nem grandes quantidades de azoto – que contaminam os lençóis de água potável – é uma garantia permanente de obtenção de água pura nos tempos próximos.



Certificação

Os produtores agrobiológicos seguem um caderno de regras rigoroso, controlado por organismos de certificação, seguindo regras internacionalmente reconhecidas.



Biodiversidade

A diminuição da diversidade biológica é um dos principais problemas ambientais dos dias de hoje. A agricultura biológica preserva as sementes para o futuro impedindo deste modo, o desaparecimento de inúmeras variedades de grande valor nutritivo e cultural.

A agricultura biológica respeita o equilíbrio da natureza e contribui para um ecossistema são. O equilíbrio entre agricultura e floresta, as rotações das culturas, a interacção com os organismos vivos, etc, permitem a preservação do espaço rural capaz de satisfazer as gerações vindouras.



Comunidades rurais

A agricultura biológica permite a revitalização da população rural, restituindo aos agricultores a verdadeira dignidade e respeito que lhe são merecidos pelo seu papel como guardião da paisagem e dos ecossistemas agrícolas.



Futuro

Os produtores agrobiológicos são grandes inovadores que conseguem a combinação de práticas mais modernas com as tradicionais, desenvolvendo assim as técnicas que permitem evitar o emprego de agentes poluentes do ecossistema agrícola.
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum