Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tremoços - muito mais do que um simples snack

Ir para baixo

Tremoços - muito mais do que um simples snack Empty Tremoços - muito mais do que um simples snack

Mensagem  experimentu Dom 02 Mar 2008, 20:05

"Poço" de virtudes

Tremoços - muito mais do que um simples snack Img24910

Pelas suas características proteicas, foi um dos pilares alimentícios de todos os povos do Mediterrâneo. Já Hipócrates, o pai da medicina, recomendava o seu uso, há quase 2500 anos, para evitar problemas digestivos e prevenir doenças hepáticas.
Em cada 100 g de tremoço amarelo cozido encontram-se 37g de proteínas, 211mg de cálcio, 81mg de fósforo, 7,5 mg de ferro, 25g de fibras (dose diária recomendada pela OMS é de 30g ), e ácidos gordos insaturados ( os famosos ómega 3 e 6 ). Contém ainda vitaminas do complexo B e E. Isto significa que ostremoços são tão ou mais nutritivos do que o leite ou a carne ( embora e tal como todas as outras leguminosas, não os substituam totalmente ).
Excelente para os ossos, são uma fonte proteica e de potássio boa, para além de contribuirem pra um eficaz funcionamento do trânsito intestinal. Alguns estudos feitos na UE comprovam, inclusive, a sua acção no controlo de açúcar no sangue, na redução do apetite e na diminuição dos níveis do colestrol sanguíneo.
Possuem ainda propriedades emolientes, diuréticas e cicatrizantes, estimulando a renovação das células, o que favorece a renovação da pele.
esta terá sido a razão porque as suas sementes, moídas e misturadas com água, eram usadas na cicatrização das feridas provocadas pelas batalhas sangrentas da antiguidade...

In revista "Certa" nº 117
experimentu
experimentu

Mensagens : 147
Data de inscrição : 28/02/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos