Vindimas 2008 no Alentejo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Vindimas 2008 no Alentejo

Mensagem  Mestre da Culinária em Qua 01 Out 2008, 13:06

Vindima 2008 as primeiras impressões

A época de crescimento das uvas deste ano de 2008 tem sido incaracterística para o Alentejo.

O tempo invernal frio e chuvoso prolongou-se pelos meses da Primavera, e só mudou com a chegada do Verão, em Junho. Os rebentos despontaram tarde, no final de Março. Como resultado do tempo agreste, a polinização foi desigual, houve menos cachos e os bagos foram mais pequenos, especialmente nas castas Aragonez e Touriga Nacional. A Syrah apresentou um desenvolvimento mais normal.

Quatro dias de tempo muito quente, em Junho, com os termómetros a ultrapassar os 40 graus, também tiveram um efeito redutor no tamanho das uvas. Esta pequena vaga de calor foi seguida por um Verão longo, seco e moderado, com uma média de 20 graus de variação da temperatura diurna em relação à nocturna, ou seja, dias amenos e noites bastante frescas, mesmo durante os meses de Julho e Agosto, normalmente tão abrasadores. Estas condições de crescimento foram óptimas para o desenvolvimento da acidez e amadurecimento fenólico das uvas, que se encontram num estado saudável no início da vindima, com pequenos bagos possuidores do desejável rácio elevado de película para a polpa.


As necessidades de irrigação durante o ano foram moderadas, devido aos bons níveis de humidade no solo no início da fase de crescimento e à menor evapotranspiração. Desde a mudança de cor dos bagos, no final de Junho, têm sido recolhidas amostras para controlar o processo de maturação.

Durante o período de crescimento, Hans acompanhou o desenvolvimento da vinha, não só no seu todo-o-terreno mas também de cima, no seu Cessna 182, de onde tirou fotografias aéreas para monitorizar a saúde das folhas da vinha.

As excelentes condições meteorológicas continuaram a acompanhar-nos desde o início da vindima a 25 de Agosto, permitindo um começo de trabalho lento e prazenteiro, em que pudemos apanhar, muito selectivamente, apenas as uvas maduras. Estamos a prever uma produção menor, mas de qualidade superior.
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum