Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vindimas 2008 no Alentejo

Ir para baixo

Vindimas 2008 no Alentejo Empty Vindimas 2008 no Alentejo

Mensagem  Mestre da Culinária Qua 01 Out 2008, 13:06

Vindima 2008 as primeiras impressões

A época de crescimento das uvas deste ano de 2008 tem sido incaracterística para o Alentejo.

O tempo invernal frio e chuvoso prolongou-se pelos meses da Primavera, e só mudou com a chegada do Verão, em Junho. Os rebentos despontaram tarde, no final de Março. Como resultado do tempo agreste, a polinização foi desigual, houve menos cachos e os bagos foram mais pequenos, especialmente nas castas Aragonez e Touriga Nacional. A Syrah apresentou um desenvolvimento mais normal.

Quatro dias de tempo muito quente, em Junho, com os termómetros a ultrapassar os 40 graus, também tiveram um efeito redutor no tamanho das uvas. Esta pequena vaga de calor foi seguida por um Verão longo, seco e moderado, com uma média de 20 graus de variação da temperatura diurna em relação à nocturna, ou seja, dias amenos e noites bastante frescas, mesmo durante os meses de Julho e Agosto, normalmente tão abrasadores. Estas condições de crescimento foram óptimas para o desenvolvimento da acidez e amadurecimento fenólico das uvas, que se encontram num estado saudável no início da vindima, com pequenos bagos possuidores do desejável rácio elevado de película para a polpa.


As necessidades de irrigação durante o ano foram moderadas, devido aos bons níveis de humidade no solo no início da fase de crescimento e à menor evapotranspiração. Desde a mudança de cor dos bagos, no final de Junho, têm sido recolhidas amostras para controlar o processo de maturação.

Durante o período de crescimento, Hans acompanhou o desenvolvimento da vinha, não só no seu todo-o-terreno mas também de cima, no seu Cessna 182, de onde tirou fotografias aéreas para monitorizar a saúde das folhas da vinha.

As excelentes condições meteorológicas continuaram a acompanhar-nos desde o início da vindima a 25 de Agosto, permitindo um começo de trabalho lento e prazenteiro, em que pudemos apanhar, muito selectivamente, apenas as uvas maduras. Estamos a prever uma produção menor, mas de qualidade superior.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos