Tipos de Cerveja

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Tipos de Cerveja

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 04 Mar 2008, 13:10

Tipos de cerveja

Há muitos tipos diferentes de cerveja. Uma descrição detalhada dos estilos de cerveja pode ser encontrada no website da Beer Judge Certification Program (Programa de Licenciamento dos Avaliadores de CervejaLager

Lager

As lagers (em especial as claras) são, provavelmente, o tipo mais comum de cerveja consumida. Elas são originárias da Europa Central/Alemanha, tirando seu nome da palavra germânica "lagern" (armazenar). De baixa fermentação, são tradicionalmente armazenadas em baixa temperatura por semanas ou meses, clareando, amadurecendo e ganhando maior quantidade de dióxido de carbono. Atualmente, com o aperfeiçoamento do controle de fermentação, muitas cervejarias de lagers usam períodos consideravelmente menores para armazenamento a frio (de 1 a 3 semanas).
Se bem que existam muitos estilos de lagers, a maioria delas é clara na cor, com alto teor de gás carbônico, de sabor moderadamente amargo e conteúdo alcoólico entre 3-6% por amostra. Os estilos de lager incluem: Bock, Doppelbock, Eisbock, Munchner Helles, Munchner Dunkel, Maibock, Dry beer, Export, Märzen (feita somente para a Oktoberfest bávara), Pilsener e Schwarzbier (cerveja preta).


Ale

Um pint de StoutCervejas de fermentação alta, especialmente populares na Grã-Bretanha e Irlanda, incluindo as mild (meio-amargas), bitter (amargas), pale ale (ale clara), porter (cerveja escura muito apreciada por estivadores) e stout (cerveja preta forte). As cervejas de fermentação alta tendem a ser mais saborosas, incluindo uma variedade de sabores de cereais e ésteres produzidos durante a fermentação que lhe conferem aroma frutado; são também de baixo teor de gás carbônico, fermentadas e servidas idealmente numa temperatura mais elevada do que as lagers. Diferenças de estilo entre cervejas de fermentação alta são muito maiores do que aquelas encontradas entre as cervejas de baixa fermentação e muitos estilos são difíceis de categorizar. A cerveja comum da Califórnia, por exemplo, é produzida usando o fermento para lagers em temperaturas para ales. As cervejas à base de trigo são geralmente produzidas usando um fermento para ales e então armazenadas, às vezes com um fermento para lagers. A cerveja Lambic é produzida com fermentos selvagens e bactérias, nativos da região do vale do rio Zenne (Pajottenland), perto de Bruxelas. Ale verdadeira é um termo para as cervejas produzidas usando métodos tradicionais e sem pasteurização.


Porter

Cerveja do tipo ale produzida originalmente na Inglaterra, esta cerveja é fabricada a partir do processo de fermentação alta, isso porque a fermentação ocorre à uma temperatua elevada, entre 15°C e 20°C, fato que leva as leveduras a subirem à superfície, resultando em uma cerveja forte e encorpada.


Pilsen

Cerveja do tipo lager, amarga, de coloração dourada e bastante transparente. O nome pilsen é derivado da cidade de mesmo nome localizada na República Checa onde este estilo de cerveja foi originalmente produzido. É o estilo de cerveja mais consumido no Brasil.


Cerveja sem álcool

Cerveja dietética cujo álcool é suprimido pelo vácuo.
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Tipos de Cerveja

Mensagem  experimentu em Qui 18 Dez 2008, 13:42

ALE - Cerveja de fermentação alta
Elaborada a partir de leveduras de fermentação alta que produzem um conjunto de compostos chamados ésteres que conferem à cerveja um aroma frutado. Estas cervejas fermentam a temperaturas elevadas, entre os 16 e 24 ºC. Ale, palavra de origem nórdica que significa cerveja .

Abbaye, Abdij ou Abbey – Cerveja de abadia produzida na Bélgica e Holanda. Originalmente desenvolvidas em mosteiros.
Alt Bier – Cerveja de origem Alemã de fermentação alta e coloração cobreada.
Barley Wine – Vinho de cevada. Cerveja muito forte com teor alcoolico normalmente superior a 9% v/v.
Bitter – Cerveja Inglesa com bastante lúpulo, o que lhe confere um amargor acentuado.
Blanche ou Wit – Cerveja de origem Belga à base de trigo. Extremamente refrescante e de sabor peculiar.
Brown Ale – Cerveja Inglesa com pouco alcool, ligeiramente adocicada e de cor acastanhada.
India Pale Ale (IPA) – Cerveja Inglesa que se destinava a ser expedida por barco para saciar as tropas britâncias na India. Cerveja de elevado teor alcóolico e com uma boa dose de lúpulo para se conservar durante a viagem.
Kolsch – Cerveja de fermentação alta com pouca produção de esteres. Trata-se de uma cerveja com características intermédias entre uma Lager e uma Ale.
Mild – Cerveja Inglesa com uma dose de lúpulo mais moderada que uma Bitter.
Pale Ale – Desgina uma gama relativamente vasta de cervejas de alta fermentação e de coloração pouco intensa.
Porter – Cerveja de coloração escura mas mais leve e de sabor menos torrado que uma stout.
Scotch Ale – Cerveja Escocesa forte e muito encorpada com uma forte presença do malte no aroma e sabor.
Stout – Cerveja muito escura de fermentação alta produzida com recurso a malte e cevada torrados. Existem vários tipos de stouts: Stout Irlandesa, seca e amarga; Sweet Stout, ligeriamente adocicada e com menor proporção de malte torrado; Imperial Stout, encorpada e com elevado teor alcoolico.
Trapista – Cerveja de abadia produzida originalmente pelos monges trapistas. De elevado teor alcoólico (6-12%) e produzida com recurso a caramelo.
Weisse, Weizen ou Weiss – Cerveja Alemã de trigo, turva, normalmente servida com a levedura em suspensão (neste caso toma o nome de Hefe-Weizen).

--------------------------------------------------------------------------------

LAGER - Cerveja de fermentação baixa
As leveduras de fermentação baixa, fermentam entre 8 e 15 ºC e produzem quantidades muito pequenas de ésteres, pelo que estas cervejas possuem um aroma de lúpulo bastante "limpo" sem aromas frutados. Estas cervejas são denominadas de "Lager", palavra que deriva do alemão lagern que significa armazenar, pois necessitam de um periodo de armazenamento longo, 2 a 4 semanas, a baixa temperatura (0 - 5 ºC) para maturarem.

Bock – Cerveja do sul da alemanha com elevado teor alcoólico encorpada e de coloração escura.
Dortmunder – Cerveja originária de Dortmund, tipo Lager, menos amarga que uma pilsner.
Oktoberfest – Cerveja especialmente formulada para a grande festa da cerveja em Munique que decorre durante o mês de Outubro.
Pilsner ou Pils – A cerveja mais difundida e bebida em todo o mundo. Originária da cidade checa de Pilsen é uma cerveja tipo lager, de cor clara, seca e com um bom amargor.
Schwarzbier – Cerveja Alemã normalmente tipo lager de coloração escura.
Viena – Como o nome indica originária da cidade austriaca de Viena. Cerveja tipo lager de coloração ambar ou avermelhada.
LAMBIC - Cerveja de fermentação espontanea
Cervejas que fermentam espontaneamente pela acção dos microorganismos existentes na atmosfera. Na fermentcação des tipo de cervejas interveem varios microorganismos tais como bacterias lácticas, Pediococcus, Brettanomyces, etc.
Apresentam aromas complexos e uma elevada acidez, pelo que muitas vezes são misturadas com frutos e adoçadas. Este tipo de cervej é tradicionalmente elaborada na Bélgica na região de Bruxelas
avatar
experimentu

Mensagens : 147
Data de inscrição : 28/02/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum