Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Feira gastronómica de Boticas 2009

Ir para baixo

Feira gastronómica de Boticas 2009 Empty Feira gastronómica de Boticas 2009

Mensagem  Mestre da Culinária Qua 28 Jan 2009, 19:47

Durante os dias 16, 17 e 18 de Janeiro de 2009 tem lugar a XI edição da Feira Gastronómica do Porco, um evento que contará com a organização da Câmara Municipal de Boticas e da Associação Nacional de Gastronomia e Produtos de Montanha.

A Feira Gastronómica do Porco, um certame que alcançou um grande sucesso nas suas anteriores edições, continua a manter intactos os seus objectivos, procurando contribuir de forma marcante e decisiva para a defesa dos interesses do mundo rural barrosão, valorizando os produtos da agricultura e da pecuária locais e procurando tirar partido do turismo gastronómico, cada vez mais exigente e em considerável expansão no nosso país.

A dimensão que atingiu ao longo dos anos transformou a Feira Gastronómica do Porco num evento de grande significado para a economia local, em especial para aqueles que continuam a criar o porco e a fazer os enchidos da forma tradicional e que encontram nesta feira oportunidades de negócio únicas e o reconhecimento da qualidade dos seus produtos.

Dado ser unanimemente considerado como uma “receita de sucesso” o modelo seguido por este certame nas suas anteriores edições manter-se-á este ano, razão pela qual a Feira Gastronómica do Porco continuará a fazer questão de marcar pela diferença em relação a todos os outros eventos do género que se realizam na região, apostando na promoção da gastronomia do concelho e dos seus pratos tradicionais, neste caso concreto confeccionados à base da carne de porco e do fumeiro.

De ano para ano, de edição para edição, a grande preocupação da organização foi melhorar cada vez mais a qualidade do certame, a começar pelos produtos para venda, garantindo a genuinidade e autenticidade dos produtos e exercendo um rigoroso controlo em relação às condições em que estes são produzidos, certificando-se que são respeitadas as boas práticas de higiene na confecção do Fumeiro Tradicional.

Para além da mostra e venda de fumeiro, as “tasquinhas”, que tanta fama têm dado à Feira Gastronómica do Porco e que são, no fundo, a “alma” desta Feira, voltam a ocupar o lugar central do certame, esperando-se que, à hora das refeições, se verifiquem autênticas “enchentes” na Feira Gastronómica do Porco. Os restaurantes do Concelho voltam a associar-se à iniciativa e, mesmo aqueles que não estão representados no recinto, vão disponibilizar uma ementa com pratos à base da carne de porco.

As ementas apostam forte na qualidade dos pratos regionais confeccionados segundo os costumes tradicionais. Os visitantes vão poder provar, entre muitas e saborosas especialidades gastronómicas locais, o Arroz de Costelas e Chouriça, o Cozido à Barrosã, o Caldo Barrosão, os Rojões no Pote, as Costelas de Vinho e Alho e a Feijoada Barrosã, para além dos produtos fumados como o salpicão, a chouriça e a alheira, não esquecendo o presunto de Barroso, a bola centeia e os vinhos regionais.

Mais uma vez, todos os preços praticados na Feira Gastronómica do Porco estão devidamente tabelados, quer nas “tasquinhas”, quer nos expositores de venda de fumeiro, naquela que tem sido uma prática ao longo de todas as edições do certame.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos