BTL

Ir em baixo

BTL

Mensagem  Mestre da Culinária em Qua 28 Jan 2009, 20:26

A maior feira de turismo nacional, a Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), regressa esta semana com muitas novidades, um horário profissional alargado, mais eventos dedicados à promoção turística e a presença de diversos destinos internacionais.

De 21 a 25 de Janeiro, ocupando os quatro pavilhões da FIL, a BTL reúne os profissionais, as empresas, serviços e produtos do sector do turismo. Para os visitantes não profissionais é uma oportunidade de planearem as férias.

Na edição de 2009 o horário profissional será alargado, permitindo um aprofundar dos contactos
e a exponenciação dos negócios. Este ano a BTL apresenta uma nova distribuição dos sectores, tendo nos Pavilhões 1 e 2 a representação dos vários destinos nacionais; além de acolher o “Destino Portugal”. O pavilhão 2 recebe ainda, juntamente com a totalidade do Pavilhão 3, as grandes empresas dos sectores: Alojamento, Distribuição, Animação Turística e Transportes. O Pavilhão 4 estará ocupado pela Área Internacional, que conta nesta edição com a presença de novos destinos.

As iniciativas BTL Negócios e a BTL Rural vão ocupar o Pavilhão Multiusos. A Semana Ibérica da Gastronomia reúne saberes e sabores das várias regiões de Portugal e Espanha, temperando tradição com inovação e criatividade.

A BTL Negócios define-se como um espaço profissional com um programa de contactos comerciais onde a oferta nacional e internacional poderá reunir com visitantes profissionais pré-credenciados para esta iniciativa, num ambiente reservado e focado na concretização de negócios. Esta é uma iniciativa destinada à promoção do negócio turístico, nas suas vertentes de incoming ou outgoing. Aqui, a organização irá promover in loco o encontro entre oferta e a procura através do perfil das empresas participantes, sem lugar a pré-agendamento de reuniões. Todos os contactos précredenciados serão disponibilizados aos participantes destes módulos de negócios.

Algarve e Macau: destinos convidados são os dois destinos convidados da edição de 2009 e vão procurar mostrar na feira as suas potencialidades turísticas. De registar a presença de novos expositores, bem como o regresso de outros.

Semana Ibérica da Gastronomia

A BTL apresenta pela primeira vez a Semana Ibérica da Gastronomia, uma montra gastronómica dos saberes e sabores nacionais e das regiões espanholas da Cantabria e Castilla y León.

Estarão presentes três restaurantes da região da Cantábria com uma estrela Michelin atribuída cada um: “Los Avellanos” de Torrelavega, “El Serbal”, de Santander e “El Nuevo Molino” de Puente Arce, bem como a “Casa Lita”, de Santander e a empresa de catering “Coorcopar”.
Entre 21 e 25 de Janeiro, cada restaurante será o responsável pelo menu cantábrico do dia, permitindo ao visitante contactar directamente com as criações de alguns dos mais reputados chefs do país vizinho.

A região de Castilla y León é a segunda região espanhola a marcar presença para divulgar os seus tesouros gastronómicos, tendo para tal convidado os chefs Miguel Fargallo do “La Raiz” e Manuel Astorga, do “La Perla”, ambos situados em Valladolid.

A representação nacional está a cargo do grupo Lágrimas, onde o chef Vítor Sobral (restaurante Terreiro do Paço) criou pratos inspirados na gastronomia da Região Centro, com o apoio do chef Albano Lourenço, grande responsável pela atribuição de uma estrela Michelin na Quinta das Lágrimas.

O restaurante gerido pela Lágrimas Catering vai trazer à BTL alguns dos melhores restaurantes de entre Mondego e Douro.

Para Javier Galiana, Director-Geral da FIL, “a gastronomia é um património nacional, que constitui um factor de diferenciação e potenciação turística. A promoção dos destinos através da sua gastronomia é uma tendência fortíssima a que assistimos internacionalmente e que Portugal tem todo o interesse em emular, pela sua qualidade e singularidade. A Semana Ibérica de Gastronomia da BTL é o nosso primeiro passo nesse sentido e foi extremamente bem acolhida nacional e internacionalmente”.



Horário:
De 21, 22, 23 e 25 de Janeiro– das 10H00 às 20H00
Dia 24 de Janeiro – das 10H00 às 22H00
Dia 21 e 22 só para Profissionais
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum