Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gastronomia de Santo Tirso

Ir para baixo

Gastronomia de Santo Tirso Empty Gastronomia de Santo Tirso

Mensagem  Mestre da Culinária Qua 28 Jan 2009, 20:54

Gastronomia

Santo Tirso


A gastronomia é uma das potencialidades mais representativa de uma região. Pelo seu valor, traz não só os apreciadores de uma especialidade mas também aqueles que associam a boa mesa ao conhecimento do património cultural e natural de uma localidade. Em Santo Tirso a gastronomia é característica do Minho e Douro Litoral região onde se integra.

Os pratos típicos são muito diversificados e alguns estão de acordo com algumas estações do ano. Assim, na primavera temos a temporada da lampreia, à bordalesa ou em arroz; no outono e inverno, com a matança do porco é uma época em que se utilizam as diferentes carnes e confeccionam diversos pratos, sendo os mais afamados os rojões, o sarrabulho, o cozido e os típicos enchidos.Durante todo o ano o cardápio apresentado consta de:



caldo verde com broa de milho
sopas ( de nabos ou outras )
coelho assado ou à caçador
vitela e cabrito assado em forno de lenha
os típicos pratos de bacalhau
o polvo em arroz ou à bordalesa
a feijoada
o arroz de pica no chão


DOÇARIA

Na doçaria, foram os pasteis “ jesuítas” e “ limonetes“ que projectaram o nome de Santo Tirso e que atraem um elevado numero de visitantes. A centenária Confeitaria Moura, é a casa mãe desta especialidade, salientando-se que, o segredo do seu fabrico está na qualidade das matérias primas.Gozam também de muito boa fama os doces conventuais e as « Bolachas de Santa Escolástica « fabricadas pela freiras do Mosteiro do mesmo nome, bem como as variadíssimas receitas de doces de ovos.



Com interesse na divulgação e promoção da gastronomia concelhia, realiza-se anualmente a Feira das Tasquinhas, a Feira do Folar e a Mostra e Concurso de Vinho Verde.



LICOR DE SINGEVERGA

O centenário e afamado “ Licôr de Singeverga “, genuinamente monástico, fabricado por métodos artesanais, é preparado por destilação directa de plantas aromáticas de reconhecidas propriedades balsâmicas e ao mesmo tempo terapêuticas, o que torna um licôr eminentemente estomático e peitoral .

VINHO VERDE

À semelhança do que se passa em todas as terras do Minho a mesa é farta e suculenta e convida a saborear o vinho da região, o famoso vinho verde, branco, tinto ou espadal.
O vinho verde deve beber-se sempre fresco e na sua juventude.

A culturatura de vinho verde tem tradição no concelho. As adegas modernizaram os equipamentos e investiram em pessoal técnico para melhorar a dinâmica de se afirmar no mercado com um produto de qualidade.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos