Gastronomia no concelho da Guarda

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Gastronomia no concelho da Guarda

Mensagem  Mestre da Culinária em Qua 28 Jan 2009, 21:08

Gastronomia
Para provar, comprar e levar:


“ O Vale do Mondego. Torrão verdejante e íntimo a dois passos, pode dizer-se, da paisagem escavada severa e montanhosa do promontório da Guarda. Saborosas frutas. Alguns soutos ainda”.

Sant’ Anna Dioniso in Guia de Portugal – Beira III Volume
Edição Fundação Calouste Glubenkian 1985.

“ O fundo do Vale regado por águas derivadas do rio é uma sucessão contínua de pomares, campos de milho e feijão, grupos de árvores silvestres, castanheiros e vinhas. As encostas olivedos, soltos, bosques de carvalhos.”

Alexandre Herculano in Scenas de um ano da minha vida e apontamentos de viagem. Edição de Lisboa 1934.

Era dos férteis vales, que lhe deram o epíteto de farta, que chegavam à Guarda os produtos que tanta fama deram à nossa gastronomia. Hoje em dia as “matérias prima” já não chegam só dos férteis vales, mas a arte de as transformar em sabores únicos continua. Na Guarda a gastronomia é rica e variada baseada na boa tradição beirã.

O caldo de grão e a sopa de castanha, as trutas, o bacalhau à Conde da Guarda, o bacalhau assado à lagareiro, bem regado com azeite novo; as morcelas, os torresmos, o bucho com grelos e cabrito assado em forno de lenha. As cerejas, maçãs, e pêssegos, ainda hoje produzidas nos vales e de sabor inigualável. Para terminar a sua refeição não deixe de provar as deliciosas sobremesas: o arroz- doce, o leite- creme, as filhoses e o tão afamado e delicioso queijo da serra.

Para lhe abrir o apetite deixamos-lhe a sugestão de alguns pratos típicos da Guarda, mas asseguramos-lhe que a simpatia e maneira de receber da gente beirã justifica a sua vinda à nossa cidade para provar a nossa gastronomia.


Para provar:
Caldo de grão;
Trutas;
Bacalhau à Conde da Guarda
Cabrito assado;
Morcela da Guarda.


Produtos agro-pecuários:
Morcelas;
Farinheiras;
Bucho;
Chouriças;
Queijo;
Requeijão.


Doçaria:
Arroz doce;
Leite – creme;
Filhoses;
Doce de abóbora.


Na Páscoa:
Bolo de ovos;
Biscoitos;
Cavacas.



Uma refeição típica na Guarda
Sopa
Caldo de grão

Ingredientes:

500 gr de grão
1 chouriço
400 gr de presunto
1 galinha
1 pé de porco
2 orelhas
pimenta em grão e sal
Põe-se o grão de molho de um dia para o outro, tira-se-lhe a pele e coze-se com as outras carnes, a pimenta e a água suficiente. Logo que esteja cozido cortam-se as carnes aos bocadinhos. Serve-se em tigelas de barro.

Segundo prato
Bacalhau à Lagareiro

Ingredientes:

Bacalhau
Alho
Azeite
Deita-se o bacalhau, em postas, de molho. No outro dia assa-se em brasas, em seguida põe-se o azeite numa caçarola com dentes de alho ao lume, quando estes estiverem louros deita-se o molho em cima do bacalhau numa travessa. Leva-se à mesa servido com batatas cozidas.

Cabrito assado

Ingredientes:

1,5 kg de cabrito
6 dentes de alho
1 folha de louro
1 colher de sopa de colorau
1 litro de vinho branco
1 cebola
3 colheres de sopa de azeite
sal e pimenta q.b.
Arranje o cabrito e corte-o em pedaços. Tempere com sal, 4 dentes de alho picados, folha de louro, o colorau e o vinho. Deixe marinar por algumas horas. Depois pique a cebola e os dentes de alho restantes e refogue no azeite. Junte então o cabrito e a respectiva marinada e deixe cozer até apurar. Se achar necessário adicione um pouco de água. Rectifique os temperos e sirva bem quente com batatas cozidas.

Sobremesa
Arroz doce

Ingredientes:

seis gemas de ovos
uma chávena de chá de arroz
0,5 de água
1 litro de leite
400 gr. de açucar branco
uma casca de limão
1 pau de canela
1 colher de café de sal mal cheia
canela em pó, 3 colheres de manteiga
Numa caçarola põe-se a manteiga, a canela, limão, água, arroz, sal e coza. Depois deita-se o leite por cima a ferver e junta-se o açucar. À parte batem-se as gemas dos ovos e para não retalharem junta-se-lhe umas conchas de arroz por cima e mistura-se tudo. Depois verte-se na panela e vai ao lume sem ferver. Polvilha-se com canela e serve-se morno.
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum