“Festa do Sável e da Lampreia” 2009 em Gondomar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

“Festa do Sável e da Lampreia” 2009 em Gondomar

Mensagem  Mestre da Culinária em Seg 09 Mar 2009, 15:54

“Festa do Sável e da Lampreia” 2009
Por Portal de Gondomar
23 de Fevereiro de 2009


De 23 de Fevereiro a 22 de Março, realiza-se a XVIII Festa do Sável e da Lampreia. Este ano, a iniciativa conta com a participação de 24 restaurantes que, no período da Festa, disponibilizarão os tradicionais pratos de sável e lampreia sável frito, arroz de mílharas, açorda de mílharas, lampreia à bordalesa ou arroz de lampreia, entre outros.


A Festa do Sável e da Lampreia é uma iniciativa da Divisão de Turismo da Câmara Municipal de Gondomar, cujo objectivo é a divulgação das potencialidades gastronómicas do nosso Concelho. Remonta a 1991 a sua primeira edição. Já em 2005, e integrada na Festa, realizou-se a primeira edição do Fim-de-Semana Gastronómico do Sável e da Lampreia. E, este ano, repetem-se os três dias de Fim-de-Semana Gastronómico, entre 13 e 15 de Março, no Multiusos Gondomar «Coração de Ouro».

Em Gondomar, a história da aliança perfeita entre a cozinha e o paladar confunde-se de tal maneira com a história das nossas gentes, que não devemos hesitar em fazer do uso do lume da cozinha e da herança e memorização das técnicas culinárias o autêntico ponto de partida da cultura gondomarense.

Atendendo a que os Profissionais da Restauração de Gondomar estão cientes que a refeição é um acto de comensalidade, ideal para se partilharem valores sociais e culturais, e que representa um corte privilegiado com o quotidiano, concentram todos os esforços numa relação de confiança com os seus clientes, alicerçada, quer na qualidade de confecção, quer no aconchego do acolhimento.

A Divisão de Turismo, ao considerar a divulgação destes pratos nobres como um instrumento de dinamização económica e turística do nosso Município, concretiza, assim, de 23 de Fevereiro a 22 de Março mais uma edição da Festa do Sável e da Lampreia.

ORGANIZAÇÃO
Câmara Municipal de Gondomar Divisão de Turismo

PARTICIPANTES
Restaurantes do Município de Gondomar

DESTINATÁRIOS
Amantes das iguarias, turistas e visitantes em geral, que nesta altura, rumam pelos caminhos dos sabores do sável e da lampreia, que assumem o estatuto de genuína gastronomia nas mesas dos nossos restaurantes. Todos quantos não dispensam a qualidade à mesa, em Gondomar, e fazem, com saborosa festa, um hábito em vir a este Município degustar esta gastronomia ímpar.

OBJECTIVOS
Promover, valorizar e divulgar a gastronomia como um dos nichos fulcrais do património cultural que expressa a herança das gentes que, com humildade e sabedoria, construíram a nossa cultura gastronómica, como um bem imaterial resultante dos sabores do rio que se fundem com as formas dos barcos valboeiros;

Envolver todos os Gondomarenses num sentimento de orgulho pelas tradições da sua terra, incutindo em cada um a necessidade de preservar e valorizar a gastronomia como um produto turístico, que assenta, não só, nos pilares da qualidade mas também na genuína arte de bem acolher;

Dinamizar o tecido socio-económico do Município, essencialmente na área da restauração, em reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos restaurantes que se esmeram na criação de uma imagem de prestígio de Gondomar;

Valorizar os novos talentos culinários, ao incentivar os recém-industriais da Restauração a participar no Festival e nas Formações Profissionais. O Turismo e a gastronomia são indissociáveis, já que esta representa um forte motor dinamizador do mercado do sector de turismo, onde a forte competitividade das ofertas impõe a criação de produtos diferenciados de qualidade, que se traduzam num cartaz gastronómico ímpar na região e no país.

Desta forma, a Divisão de Turismo entende que o Festival Gastronómico não se esgota numa acção promocional da culinária local. Daí que tenha definido, para a edição de 2009, projectos que fomentem o aproveitamento e a valorização dos recursos turísticos de Gondomar.

Apresentação Pública da Festa do Sável e da Lampreia
A ter lugar na emblemática Casa Branca de Gramido, tendo como pano de fundo a surpreendente paisagem que o rio Douro nos oferece. A Casa Branca estará ladeada por pescadores nas suas características embarcações os valboeiros fazendo-nos reportar para a verdadeira realidade da actividade piscatória de Gondomar e sentir tradições, muitas vezes não ditas, que reinam no imaginário de cada pessoa.

O objectivo máximo desta iniciativa prende-se, com uma cada vez maior projecção e impacto desta Festa nacionalmente reconhecida como um impulsionadores acontecimentos da divulgação do receituário tradicional português por forma a aumentar a divulgação dos restaurantes participantes, para, desta maneira, dinamizar a economia e o turismo de Gondomar. Será assim lançada a rede para incutir, a nível nacional, a imagem de Gondomar como Terra do Sável e da Lampreia, para que tal se possa traduzir numa maior afluência de visitantes ao nosso Município.

No sentido da sua maior divulgação e difusão, esta iniciativa irá possibilitar o conhecimento integral do Programa e Imagem da Festa do Sável e da Lampreia, pela presença quer de convidados, quer de profissionais da comunicação social.

Festival Gastronómico Festa do Sável e da Lampreia
Realizar-se-á nos restaurantes do Município que manifestem interesse em participar, estando vinculados, por regulamento elaborado para o certame, a apresentar, nas suas ementas diárias as iguarias variadas de sável e de lampreia. Serão dias regados com o melhor da gastronomia que pode ser apreciada aos almoços, jantares e festins. O sabor apurado que a sazonalidade das espécies requer, tem fidelizado todos os visitantes, que nos presenteiam com a sua presença e não deixam de cá voltar por sentir que Gondomar, para além de oferecer a boa cozinha, também os recebe com o aconchego da hospitalidade que caracteriza as pessoas com coração de ouro.

Concursos de Sável Frito e Lampreia à Bordalesa
Esta iniciativa realizar-se-á no Auditório Municipal de Gondomar, onde os restaurantes participantes apresentam as suas iguarias quer de lampreia à bordalesa, quer de sável frito ou apenas uma das modalidades a um Júri técnico e convidado que classifica de 1 a 10 os pratos apresentados, tendo por base a apresentação, degustação e temperatura das iguarias. Aos três primeiros classificados, em cada modalidade, será atribuído um troféu e todos os restaurantes receberão um diploma de participação.

Nunca foi propósito da Divisão de Turismo encontrar o melhor restaurante a confeccionar o sável e a lampreia, mas antes manter o espírito da Festa já incrementado há alguns anos. Para além disso, no local onde cada restaurante entrega o recipiente (panela), previamente fornecido pela Divisão de Turismo, encontram-se profissionais de comunicação social que têm acedido ao convite da Câmara Municipal, ficando, desta forma, a divulgação de todos os estabelecimentos beneficiada.
avatar
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum