Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gastronomia em Vila Verde

Ir para baixo

Gastronomia em Vila Verde Empty Gastronomia em Vila Verde

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 14 Abr 2009, 13:16

Gastronomia em Vila Verde

A nossa gastronomia
O legado gastronómico é manifestamente um factor cultural fundamental e, como tal, no concelho de Vila Verde, marcado pelas raízes do Minho, a diversidade e a riqueza culturais reflectem-se na criatividade gastronómica do município.

Durante vários séculos as mulheres e homens têm sabido transmitir os saberes da nossa gastronomia mantendo viva esta tradição cultural.

Aqui, abrimos as portas aos paladares do concelho de Vila Verde para partilhar, com todos aqueles que nos visitam, velhos sabores que surpreendem pela sua autenticidade e suculência.

Surpreenda-se, assim, com o pão de milho em tempos riqueza de muitas casas e saboreio-o logo pela manhã na cevada/leite ao pequeno-almoço, ao meio-dia no caldo e à merenda com o presunto. Com a broa de milho mais dura, experimente uma “sopa de burro cansado” com vinho verde tinto e açúcar amarelo e sinta-se mais revigorante.

Surpreenda-se também com a diversidade de sabores, cores e odores dos caldos à lavrador, de abóbora, de nabiças, de nabos e o caldo verde retemperadores de energia e que em tempos foram o suporte da alimentação minhota.

Sendo uma região de montanha e de muitos os cursos de água que a atravessam, os pratos de carne dominam a nossa gastronomia, numa mistura com sabores e ingredientes da terra, têm paladares únicos. Experimente o arroz de frango "pica-no-chão", o coelho à caçador, o cabrito assado no forno, os rojões à moda do Minho, as papas e o sarrabulho, o cozido à portuguesa, a posta barrosã, o arroz de pato e a massa de coelho. Acompanhe este último com um arroz de ervilhas ou de tomate malandro.

Já nos pratos de peixe o cardápio também apresenta uma variada e rica oferta. Surpreenda-se com a açorda de bacalhau, o arroz malandro com pataniscas ou bolinhos de bacalhau, o arroz de sardinhas, o arroz de polvo, as punhetas de bacalhau, o arroz fresco de bacalhau, o arroz de feijão vermelho com netos e postas de bacalhau, a posta de bacalhau à portuguesa com grelos salteados.

Para marcar a experiência gustativa, recomenda-se que regue os pratos com os aromas delicados e sabores frescos do vinho verde branco ou tinto da região.

Termine esta viagem pelos sabores de Vila Verde, deliciando-se com a diversidade de doces seculares. Saboreie o pudim “Abade de Priscos”, o pudim de leite, o creme de leite queimado, as rabanadas, os formigos, os sonhos, a aletria e o bolo rei (época natalícia), o pão-de-ló (época pascal), o arroz doce, o doce branco e amarelo, a maçã assada e uma diversidade de outros doces que poderá encontrar nas excelentes pastelarias existentes no município.

Fonte: http://www.cm-vilaverde.pt/index.php?option=com_content&task=view&id=564&Itemid=145
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos