Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Acessórios para um bom Vinho

Ir para baixo

Acessórios para um bom Vinho Empty Acessórios para um bom Vinho

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 11 Mar 2008, 13:42

O Copo

Para apreciar completamente a personalidade das castas e o subtil carácter dos vinhos, é essencial utilizar o copo apropriado. Assim que levamos um copo à boca, o sentido do paladar fica em alerta.

Ao bebermos, automaticamente são transmitidas três mensagens: a temperatura, a textura e o sabor. O vinho é composto por diferentes elementos: frutos, acidez, componentes minerais, taninos e álcool.

Garrafas

Existem diferentes tipos e formatos de garrafas de vinho mas todas tem uma coisa em comum, o vidro colorido funciona como um filtro solar. O vinho é como a pele: sofre com os raios UVA. Se deixado em lugar ensolarado pode ter o seu aroma e sabor alterados. Mesmo que a garrafa sirva de protecção, é necessário guardá-la em local protegido do calor e da luminosidade.

Abrir a Garrafa

A abertura da garrafa deve ser feita com algum cuidado. Deve-se:
- cortar a parte superior da cápsula (normalmente de chumbo ou de plástico) e retirá-la;
- limpar o topo da rolha e os bordos da garrafa com um pano limpo para remover qualquer resíduo;
- introduzir o saca rolhas no centro da rolha, mantendo a garrafa na posição vertical, tendo o cuidado de não perfurar a rolha de alto a baixo, de forma a evtitar a queda de resíduos de cortiça para dento da garrafa. Nos espumantes pode inclinar-se a garrafa com um ângulo de 30º C e libertar a rolha sem verter nada para fora. De seguida, puxe a rolha lentamente e sem agitar a garrafa;
- limpar os bordos da garrafa e a parte superior do seu interior, para remover qualquer resíduo;
- cheirar a rolha para detectar alguma anomalia.

As Rolhas

Num passado recente, com a melhoria de nível de vida e o consequente aumento da procura internacional de bons vinhos, verificou-se um forte desenvolvimento da indústria vitivinícola e, paralelamente, da indústria da cortiça. Esta última motivada pela necessidade de corresponder ao prestígio de que gozava, isto é, de ser comprovadamente o melhor vedante para os vinhos.

A Indústria das rolhas de cortiça iniciou-se por volta de 1750 em Angullane, na Catalunha, Espanha. Alguns anos depois essa indústria desenvolvia-se em Portugal, tendo como ponto de partida Santiago do Escoural, perto de Montemor-o-Novo. Todavia, Portugal só se assumiu como o principal produtor de rolhas a partir dos anos 30, do século XX.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos