Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Vinho Balsa

Ir para baixo

Vinho Balsa Empty Vinho Balsa

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 11 Mar 2008, 19:42

Vinho Balsa

A região algarvia desde a sua história teve sempre ligação com a cultura do vinho, sendo de destacar o papel de relevo que assumiu nas trocas comerciais ao longo da Idade Média e nos princípios da Idade Moderna.

Esta actividade passou por algumas dificuldades entre os séculos XVI a XVIII, principalmente, devido à ocupação dos Filipes, as lutas pela independência e o grande crescimento verificado na exportação do Vinho do Porto.

A região Vitivinícola do Algarve retoma na segunda metade do século XIX, com a utilização, em grande escala, das massas vínicas na preparação de vinhos que eram exportados como Vinho do Porto, devido à devastação causada pela “filoxera” nas vinhas do Douro.

Esta situação de destaque manteve-se até meados da década de 70, já no século XX, devido à sua posição geográfica, a composição dos solos, o clima mediterrânico e a exposição ao sol fazem do Algarve uma área privilegiada para a produção de vinhas de excepcional qualidade.

Novamente, a situação volta a decair, com a pós-adesão à Comunidade Europeia, devido ao elevado crescimento da citricultura na região, contribuindo para o envelhecimento de grande parte das vinhas, levando assim, a uma redução drástica nos níveis quantitativos e qualitativos dos vinhos do Algarve.

A Comissão Vitivinícola regional do Algarve quer dinamizar a importância sócio-económica desta cultura, com a reestruturação das vinhas juntos dos produtores, com o objectivo de renovação de 40% dos vinhedos existentes e adopção de novas castas aliadas às modernas técnicas e cultivo para uma evolução qualitativa dos Vinhos do Algarve.

A região Vitivinícola de Tavira, está situada na faixa litoral algarvia, é delimitada pelo Oceano Atlântico, pela Serra do Caldeirão e pelo Rio Guadiana. Além, do clima, os solos são mediterrânicos de cor vermelha ou arenitos, reunindo assim, condições edafoclimáticas propícias à produção de vinho de qualidade.

O vinho tinto tem como característica um toque aveludado, com excelente estrutura e agradável bouquet.

O vinho branco destaca-se pelo aroma intenso original, sabor furtado e pela sua cor citrina.

Um dos vinhos que provem do concelho é o vinho de Balsa, surge com intuito de recuperar a tradição vinícola da região de Tavira, a vinha localiza-se na Arroteia de Baixo, na freguesia da Luz de Tavira.

A vinha está instalada em encostas suaves em terreno areno-argiloso, com calhaus e alguns afloramentos calcários. As castas plantadas são Castelão (70 %), Cabernet Sauvignon (20%) e Touriga Nacional (10%).

O vinho é marcado pela sua cor tinta, com nuances violetas, um aroma a frutos silvestres maduros (amora e framboesa) e um sabor denotando estágio em madeira nova de carvalho, boa persistência de boca, taninos firmes e aveludados e um final elegante.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos