Vinho Balsa

Ir em baixo

Vinho Balsa Empty Vinho Balsa

Mensagem  Mestre da Culinária em Ter 11 Mar 2008, 19:42

Vinho Balsa

A região algarvia desde a sua história teve sempre ligação com a cultura do vinho, sendo de destacar o papel de relevo que assumiu nas trocas comerciais ao longo da Idade Média e nos princípios da Idade Moderna.

Esta actividade passou por algumas dificuldades entre os séculos XVI a XVIII, principalmente, devido à ocupação dos Filipes, as lutas pela independência e o grande crescimento verificado na exportação do Vinho do Porto.

A região Vitivinícola do Algarve retoma na segunda metade do século XIX, com a utilização, em grande escala, das massas vínicas na preparação de vinhos que eram exportados como Vinho do Porto, devido à devastação causada pela “filoxera” nas vinhas do Douro.

Esta situação de destaque manteve-se até meados da década de 70, já no século XX, devido à sua posição geográfica, a composição dos solos, o clima mediterrânico e a exposição ao sol fazem do Algarve uma área privilegiada para a produção de vinhas de excepcional qualidade.

Novamente, a situação volta a decair, com a pós-adesão à Comunidade Europeia, devido ao elevado crescimento da citricultura na região, contribuindo para o envelhecimento de grande parte das vinhas, levando assim, a uma redução drástica nos níveis quantitativos e qualitativos dos vinhos do Algarve.

A Comissão Vitivinícola regional do Algarve quer dinamizar a importância sócio-económica desta cultura, com a reestruturação das vinhas juntos dos produtores, com o objectivo de renovação de 40% dos vinhedos existentes e adopção de novas castas aliadas às modernas técnicas e cultivo para uma evolução qualitativa dos Vinhos do Algarve.

A região Vitivinícola de Tavira, está situada na faixa litoral algarvia, é delimitada pelo Oceano Atlântico, pela Serra do Caldeirão e pelo Rio Guadiana. Além, do clima, os solos são mediterrânicos de cor vermelha ou arenitos, reunindo assim, condições edafoclimáticas propícias à produção de vinho de qualidade.

O vinho tinto tem como característica um toque aveludado, com excelente estrutura e agradável bouquet.

O vinho branco destaca-se pelo aroma intenso original, sabor furtado e pela sua cor citrina.

Um dos vinhos que provem do concelho é o vinho de Balsa, surge com intuito de recuperar a tradição vinícola da região de Tavira, a vinha localiza-se na Arroteia de Baixo, na freguesia da Luz de Tavira.

A vinha está instalada em encostas suaves em terreno areno-argiloso, com calhaus e alguns afloramentos calcários. As castas plantadas são Castelão (70 %), Cabernet Sauvignon (20%) e Touriga Nacional (10%).

O vinho é marcado pela sua cor tinta, com nuances violetas, um aroma a frutos silvestres maduros (amora e framboesa) e um sabor denotando estágio em madeira nova de carvalho, boa persistência de boca, taninos firmes e aveludados e um final elegante.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Voltar ao Topo


 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum