O Azeite, a Azeitona e a Oliveira

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O Azeite, a Azeitona e a Oliveira

Mensagem  Michele em Ter 18 Mar 2008, 15:42

O Azeite, a Azeitona e a Oliveira

O azeite é uma das componentes mais importantes da Dieta Mediterrânica.
A palavra azeite, deriva do árabe az + zait, que significa sumo de azeitona. A azeitona é o fruto da oliveira que é, provavelmente, a árvore mais típica do mediterraneo. Sabe-se da sua existência desde o Paleolítico e há referência ao consumo de azeite, desde há mais de 6000 anos, pensando-se que a sua origem tenha sido na Siria e no Libano.
Além da sua composição em ácidos monoinsaturados, o azeite também é rico em Vitamina E e noutros antioxidantes (caroteno e polifenóis), o que lhe confere um valor acrescido na saúde humana. É a gordura mais saudável que se conhece. O consumo regular de azeite reduz o risco de doenças cardiovasculares. Apresenta ainda outros efeitos, como seja, melhorar a imunidade, favorecer a mineralização óssea, combater o envelhecimento dos tecidos e dos órgãos, contribuir para o bom funcionamento do aparelho digestivo e prevenir alguns tipos de cancros. Ao contrário do que acontece com os óleos vegetais, o azeite é a única gordura que pode ser consumida crua, cozida ou frita. Os óleos vegetais não suportam temperaturas superiores a 100 a 120 ºC, sem que se degradam enquanto que o azeite suporta temperaturas de 210 a 220 ºC,. A degradação dos óleos vegetais, provoca a sua hidrogenização e transformação em ácidos gordos trans, que são tão deletérios para a saúde humana, como as gorduras saturadas. São estes ácidos que resultam das frituras feitas em óleos vegetais. A solidificação dos óleos vegetais, para se obterem as manteigas e as margarinas vegetais, é feita pela adição de ácidos gordos hidrogenados, ou de ácidos gordos saturados. Num regime alimentar saudável, a percentagem de calorias derivadas das gorduras, deverá ser 20 a 25% do total, não se ultrapassando 7 a 8% de gordura saturada. Na bacia mediterrânica, utiliza-se o azeite, como gordura não saturada. É este hábito que é importante preservar. Deveremos ter presente que as dietas baseadas na restrição de ingestão de gorduras, não se aplicam à Dieta Mediterrânica. Faz sentido nos países da Europa do Norte e americanos, onde o consumo de azeite é baixo e as gorduras ingeridas são, essencialmente, saturadas.
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