Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Comida Vegetariana Quem Foi Que Disse Que Ela Não Pode Ser Saborosa?

Ir para baixo

Comida Vegetariana Quem Foi Que Disse Que Ela Não Pode Ser Saborosa? Empty Comida Vegetariana Quem Foi Que Disse Que Ela Não Pode Ser Saborosa?

Mensagem  Michele Dom 23 Mar 2008, 03:16

Comida Vegetariana Quem Foi Que Disse Que Ela Não Pode Ser Saborosa?


existem vários tipos de vegetarianos, entre eles os ovolactovegetarianos que, apesar de não comerem carne animal, consomem ovos, leite e seus derivados; e o veganos que são aqueles que excluem radicalmente toda a alimentação que tenha vindo dos animais e ainda não usam roupas, calçados, cosméticos ou qualquer artigo, como lã e couro, que venham de animais. Há quase cinqüenta anos, Elenir Goebel Rodrigues tornou-se vegetariana. Mas tomou consciência disso aos poucos.
"Eu ía pra aula e passava perto de um lugar em que preparavam carne e eu não gostava do cheiro. Minha mãe insistia que eu tinha que comer, por causa das proteínas, mas eu não gostava. Eu lia muito e vi que esta repulsa tinha lógica", lembra Elenir que está no grupo dos ovolactovegetarianos.
E ela deixa claro que em sua alimentação não faltam proteínas. "As proteínas são formadas por 22 aminoácidos. Oito deles são essenciais e só se consegue na alimentação. A carne animal possui todos os oito. Mas se você comer, por exemplo, só arroz e feijão ou só feijão e angu também vai consumir. Um é uma leguminosa e outro é cereal", revela.
A soja é um boa fonte de proteína, porque, segundo Elenir, possui duas vezes mais proteína que outros tipos de feijão e que a própria carne, peixe e queijo, além de quatro vezes mais proteínas que os ovos.



Com a soja, é possível fazer diversas receitas, como torresminhos, strogonoff, chantily, feijoada, coxinhas vegetarianas, assado de carne vegetal... Quanto ao sabor, ensina um truque. Para diminuir o gosto forte da proteína da soja seca, ela segue os seguintes passos: coloca a proteína de soja seca com água no fogo. Assim que levantar fervura, ela desliga e passa a soja pelo escorredor, aperta e lava. "Este é o segredo. Lavar depois de fervido".
Outro detalhe que Elenir chama a atenção é sobre os alimentos refinados, como a farinha de trigo e o arroz. "Além de perderem a fibra, que ajudam na limpeza do organismo durante a digestão, estes alimentos perdem vitaminas e sais mineirais". Por isso, ela fez um livro com os detalhes sobre estas perdas. Veja uma das tabelas:





Refinação do trigo
Perda

Vitamina B1
86%

Vitamina B2
70%

Niacina
86%

Ferro
84%

Vitamina B6
60%

Ácido Fólico
70%

Ácido Pantotênico
54%

Biotina (vitamina H)
90%

Cálcio
50%

Fósforo
78%

Cobre
75%

Magnésio
72%

Manganês
71%

Seu jeito calmo de ser e de falar, segundo Elenir e devido a exclusão da carne de sua dieta. "Uma das coisas que a ingestão de carne provoca é a irritação, porque na hora de abater o animal, ele fica tenso e libera algumas substâncias que a pessoa acaba ingerindo. Isso sem contar as doenças", diz.


Massa de carne vegetal para hamburguer e almôndegas


Ingredientes

1 xícara de carne de soja (moída)
4 fatias de pão integral molhados e bem espremidos
salsa picada
cebola ralada com sal e alho a gosto
3 colheres (sopa) de óleo
missô ou shoyu
Farinha de trigo (3 colheres de sopa ou a quantidade ideal pra dar liga)

Modo de fazer
Misture tudo e coloque, aos poucos, a farinha de trigo até o ponto de enrolar. Modele os bifes ou enrole as almôndegas e frite em óleo quente. Se preefrir, em vez de fritos, as almôndegas podem ser assadas, assim como os bifes. Se quiser, pode congelar a massa, assim como se faz com a carne de animal.
Michele
Michele

Mensagens : 102
Data de inscrição : 18/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos