Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gastronomia: Treze 'chefs' portugueses mostram produtos nacionais em encontro mundial

Ir para baixo

Gastronomia: Treze 'chefs' portugueses mostram produtos nacionais em encontro mundial Empty Gastronomia: Treze 'chefs' portugueses mostram produtos nacionais em encontro mundial

Mensagem  Mestre da Culinária Qua 18 Fev 2009, 17:53

Treze cozinheiros de topo representam Portugal, país convidado no Fórum Gastronómico Girona 2009, que decorre entre sábado e quarta-feira naquela cidade catalã, num evento que contará ainda com a presença de 28 produtores nacionais.

Ao longo de cinco dias, o programa do encontro enogastronómico internacional oferece dezenas de apresentações, debates, conferências, demonstrações de cozinha em directo e degustações de produtos, em que 'especialistas de todo o mundo poderão partilhar informação sobre tendências, novos conceitos e tecnologias aplicadas à restauração', segundo o Turismo de Portugal, que apoia a presença da comitiva portuguesa no evento.

'Portugal é hoje um destino gastronómico emergente. Esta costa Oeste da Europa é um oásis de cozinha, produtos e propostas enogastronómicas, preparado para satisfazer os mais exigentes. Explorá-lo proporciona gratas surpresas', afirma a organização do Fórum Gastronómico para justificar o convite.

Em declarações à Lusa, Octávio Costa, da empresa Imperdivelmente, representante em Portugal da marca Fórum, afirmou que este é um encontro 'diversificado', que se caracteriza por 'não ser elitista', mas um espaço onde produtores, 'chefs' e consumidores, dos proprietários de restaurantes aos hotéis, entram em contacto com 'produtos de excelência e novas filosofias dentro da gastronomia'.

De acordo com a organização, a participação nacional no Fórum Gastronómico custa quase 150 mil euros, dos quais cerca de 80 mil foram pagos pelo Turismo de Portugal, enquanto patrocinador oficial do evento.

Como convidado, Portugal protagoniza um dos dias - domingo, dia 22 - em que seis 'chefs' do Norte do país oferecem um almoço volante a 350 pessoas, confeccionado com produtos nacionais e acompanhado por bebidas e vinhos lusos.

Na cozinha estarão Alexandre Ferreira (Escola de Hotelaria de Lamego), Jerónimo Ferreira (Sheraton Porto), Ál varo Costa (Pestana Porto), Marco Gomes (Foz Velha), Vítor Matos (Tiara Hotel) e Luís Américo (Degusto).

No dia seguinte, seis cozinheiros, desta vez, da região de Lisboa, preparam um jantar de gala à base de produtos, ingredientes e vinhos do Douro.

A equipa é constituída por Henrique Sá Pessoa (Alma), Fausto Airoldi (Evolução Gastronómica), Bertílio Gomes (Vírgula), Vítor Sobral (Terreiro do Paço), Augusto Gemelli (Gemelli) e Luís Baena (Terraço, hotéis Tivoli).

Baena e Gemelli protagonizam na terça-feira uma demonstração perante o auditório do Palácio de Congressos de Girona dedicada aos produtos ancestrais portugueses e que actualmente quase desapareceram da cozinha quotidiana, como as borras de vinho do Porto.

Gastronomia: Treze 'chefs' portugueses mostram produtos nacionais em encontro mundial


Alguns 'Portos' serão, também na terça-feira, harmonizados com elaborações doces do 'chef' José Avillez (Tavares), numa sessão no âmbito do ForumVino com o enólogo Bento Amaral, do Instituto do Vinho do Porto.

Os visitantes do certame poderão experimentar, na segunda-feira, vinhos 'Alvarinho', acompanhadas por elaborações de 'fingerfood' de Álvaro Costa e explicações de um enólogo da Quinta de Melgaço. No dia seguinte, serão degustados os vinhos Quinta do Portal Douro DOC.

Quase 30 produtores portugueses marcarão presença no Fórum Gastronómico, entre marcas de vinhos, carne alentejana, bacalhau ou queijos.

A celebrar a décima edição, o Fórum Gastronómico deste ano é dedicado à 'cozinha sustentável', uma 'tendência que nasce da necessidade dos cozinheiros de encontrar produtos de qualidade e confiança e do compromisso de um número crescente de profissionais com novos valores éticos da sociedade contemporânea'.

Mais de 30 mil visitantes são esperados ao longo dos cinco dias do certame, em que participam 150 profissionais reconhecidos mundialmente e mais de 300 expositores, num espaço com mais de 12.000 metros quadrados.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos