Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Factores de risco na gravidez

Ir para baixo

Factores de risco na gravidez Empty Factores de risco na gravidez

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 11 Mar 2008, 15:36

Factores de risco na gravidez

Na alimentação da grávida, há algumas substâncias que devem ser evitadas a fim de não prejudicar a saúde e o bom desenvolvimento do feto. Saiba quais os conselhos a este respeito da dietista Cláuia Viegas.

Riscos do álcool e do café

O álcool (tal como o tabaco) reduz a fertilidade tanto do homem como da mulher, possivelmente porque danifica os óvulos ou porque reduz a capacidade do espermatozóide de penetrar no óvulo.

O consumo de álcool durante a gravidez aumenta os riscos de aborto, de nascimento de crianças mortas e de morte na primeira infância. Beber quantidades excessivas de álcool durante a gravidez (ou mesmo de uma só vez com uns copos a mais pouco depois da concepção) pode resultar no nascimento de um bebé com síndroma fetal alcoólica (anormalidades físicas e mentais).

Não há nenhum nível seguro de consumo de álcool durante a gravidez. As bebidas excitantes e as bebidas alcoólicas, sobretudo as destiladas, as fermentadas e as de grau alcoólico mais alto, devem ser evitadas.

Não se esqueça: Enquanto estiver grávida, a mulher não deve ingerir nenhuma bebida alcoólica. A ideia de que a cerveja é útil para aumentar a produção de leite parece não ter qualquer fundamento.

Em relação ao café, têm-se observado defeitos congénitos em ratos fémeas grávidas que foram submetidas a uma dieta que continha cafeína. Ainda assim, não foi demonstrado que esta substância fosse tóxica para o feto humano. Sabe-se apenas que esta atravessa a placenta e que pode ser nocivo.

O FDA (Food and Drug Administration) recomenda que as grávidas se abstenham de ingerir cafeína, ou então que façam o seu consumo com moderação. Também a MDF(March of Dimes Foundation) recomenda, às grávidas e às mulheres que podem ficar grávidas de um momento para o outro, que reduzam o consumo de cafeína para um máximo de 444 mg diários.

Não se esqueça de que não são só os alimentos à base de café que contêm cafeína. Esta substância pode encontra-se também no chá, no cacau e nas bebidas de cola.

Estima-se que a quantidade de cafeína por chávena é a seguinte:

Alimento
Quantidade de cafeína por chávena

Café
74 mg

Chá
32 mg

Cacau
13 mg

Refrigerantes à base de cola
32 mg


Riscos da alimentação vegetariana

Uma alimentação vegetariana bem planeada, composta de queijo, leite, ovos, cereais, frutos secos, legumes e fruta, pode constituir uma alimentação adequada para uma gravidez saudável. A mulher vegetariana deve falar com o médico para se certificar de que está a ingerir todos os nutrientes de que precisa.

Uma alimentação que exclui todos os produtos de origem animal, como a carne, o peixe, os produtos lácteos e os ovos, levanta numerosas questões em nutrição, no que diz respeito à possibilidade da má nutrição na mulher grávida em particular.

Uma alimentação exclusivamente vegetariana apresenta carência em proteínas animais, a qual se vai reflectir numa carência de aminoácidos essenciais e num aporte insuficiente em cálcio, ferro, zinco, vitamina B12 e B2.

Para evitar esta carência proteica é importante explorar as proteínas vegetais, combinando-as sensatamente com outros alimentos.

As necessidades de cálcio, que aumentam durante a gravidez e o aleitamento, não podem ser garantidas sem o aporte de leite e lacticínios. A mulher que faz uma alimentação exclusivamente vegetariana deve consultar um dietista para que este, através de um inquérito alimentar rigoroso, determine se existe necessidade suplementar de vitaminas e sais minerais e se sim, quais as quantidades.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos