Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Tudo sobre o Champanhe

Ir para baixo

Tudo sobre o Champanhe Empty Tudo sobre o Champanhe

Mensagem  Mestre da Culinária Sex 07 Mar 2008, 17:25

Tudo sobre o Champanhe


O champanhe sempre foi símbolo de celebração e elegância. Sabem que género de champanhe devem usar no vosso casamento? Sabiam que um champanhe bruto combina com hors d’oeuvres e um semi-seco combina com doces? Sabiam que embora seja comum chamar a todos os espumantes champanhe, só o vinho produzido na região de Champanhe em França, tem direito a usar este nome? Apresentamos as explicações para que saibam tudo sobre este famoso néctar.

Sensações

Um bom champanhe ou um vinho espumante, é caracterizado por um fiadas consistentes de correntes de bolinhas ascendendo do fundo do copo até ao topo.

Frio e fresco

Este género de vinhos - ao contrário do que se julga - não devem ser colocados no frigorífico para serem arrefecidos; devem sim ser colocados, antes de serem bebidos, cerca de 20 minutos num balde de gelo até metade da garrafa.

Tamanhos e porções

Uma garrafa de 750ml servirá de 5 a 7 porções. As garrafas “Magnuns” de 1,5 L servem exactamente o dobro.

A casta fala mais alto

Um champanhe vintage – denominado millésime na garrafa – significa que as uvas são de uma colheita de um ano específico. Um vinho que não seja vintage – NV no rótulo – significa que é uma mistura de vários anos, normalmente mais barato que o vintage.

Origem e original

Todo o champanhe é espumante, mas nem tecnicamente nem todo o vinho espumante é champanhe; só se este for oriundo da região do norte de França, e adicionalmente mencionar método Champenoise, ou seja, méthode tradicionnelle (fermentação dentro da própria garrafa). Tudo o resto não importa o quanto delicioso ou caro possa ser, é simplesmente espumante.

Em bom gosto

Um champanhe bruto é seco e combina com hors d’oeuvres e comidas muito condimentadas. Champanhe rotulado de extra-seco é um champanhe mais doce que o bruto e funciona muito bem como aperitivo, ou a acompanhar sobremesas. Um semi-seco é um óptimo a acompanhar uma sobremesa.

Conservar

Muito champanhe pode ser conservado por períodos de 3 a 4 anos, mas pode deteriorar-se se for conservado por mais tempo. O champanhe vintage (datado com o ano no rótulo) poderá conservar-se por mais tempo, mas não deve exceder os 10 anos.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos