Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Hábitos alimentares do século XIX

Ir para baixo

Hábitos alimentares do século XIX Empty Hábitos alimentares do século XIX

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 11 Mar 2008, 12:28

Hábitos alimentares do século XIX recuperados em sessão de alta cozinha no Mercado de Loulé
Renato Costa e o famoso chefe irlandês Jonathan Pratt, actualmente à frente da cozinha do novo Hilton, em Vilmoura, apresentaram, no passado sábado, perante um público muito interessado e exigente, uma proposta inovadora para confeccionar galo, praticamente sem gordura. O problema não era fácil de resolver: para além de ter de surpreender o público presente nos aromas e nos sabores, estava excluída a possibilidade de ser guisado ou com especiarias.

Por outro lado, os mandamentos da cozinha intemporal impediam o recurso a uma cozinha de fusão. Foi assim que nasceu mais uma criação com o título de "galo do campo fumado em aromas de mel, laranja e alecrim, com mil folhas de arroz e azeite de romã". Esta proposta reflectiu também as mudanças locais e a forma como se organizava a mesa no século XIX. Ao longo da sessão, que durou 60 minutos, Jonathan Pratt partilhou com o público a sua experiência internacional nas Caraíbas e ainda no Dubai.

Fazendo recurso à inovação, a perna e o peito do galo foram sujeitos a diferentes técnicas culinárias. As pernas começaram por ser fumadas em mel e alecrim, dois produtos com uma longa utilização no século XIX. Esta técnica era usada para conservar a carne. Na demonstração, Renato Costa e Jonathan Pratt salientaram a possibilidade de cozinhar as pernas do galo com o calor do fumo. Muito agradável, o aroma do fumado que misturou o mel e o alecrim. O galo beneficiou ainda de um recheio. Excelente o contraste da pele estaladiça combinada com a mousse do recheio no forno. Interessante, (e delicioso também) o mil folhas feito a partir de uma simples canja.

Ao mesmo tempo que se recupera o património gastronómico local em vias de extinção, ganha expressão, no Mercado de Loulé, pela primeira vez em Portugal, um movimento de renovação das cozinhas locais a partir de um conceito e de uma filosofia: a cozinha intemporal criativa proposta por Renato Costa. Em cada sessão, o grau de dificuldade aumenta e as criações obedecem a critérios muito rigorosos, que apelam à criatividade dos convidados. Foi assim no passado sábado, numa das sessões mais participadas pelo público.

Recorde-se que as sessões de cozinha intemporal criativa vão continuar no Mercado de Loulé até Julho. O Mercado de Loulé, recentemente premiado, comemora o seu centésimo aniversário em 2008. Desta forma, a autarquia dá vida nova à sua gastronomia e associa o Mercado de Loulé a um projecto que já despertou o interesse da população. As próximas sessões criativas terão lugar a 23 de Fevereiro, e a 8 e 15 de Março.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos