Comes e Bebes
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Cuidados alimentares durante a gravidez

Ir para baixo

Cuidados alimentares durante a gravidez Empty Cuidados alimentares durante a gravidez

Mensagem  Mestre da Culinária Ter 11 Mar 2008, 15:34

Cuidados alimentares durante a gravidez

A gravidez é um estado fisiológico da mulher e não uma doença. Contudo, como processo normal no decurso de uma parte da vida, condiciona o ajustamento da alimentação às necessidades especiais que se estabelecem, por forma a garantir o bom desenvolvimento do novo ser.

Assim, há alguns cuidados com a alimentação a ter em conta durante esta fase. Em relação às refeições tomadas, o ideal será fazer 3 refeições de alimentos energéticos sensivelmente idênticos e duas refeições ligeiras intercaladas, compostas daquilo que mais faltou na ração diária (fruta, compota, leite, etc.). Estas refeições devem ser sempre acompanhadas de uma bebida.

Seguindo este ritmo de refeições repartidas, a assimilação é melhor e a acumulação de lípidos mais limitada.

Os alimentos devem ser preparados de forma simples, utilizando produtos naturais de boa qualidade e em excelente estado de conservação. O número de refeições corresponderá ao apetite, dentro de um esquema de 4 a 6. Comece por tomar cedo o pequeno almoço cedo (7h30m ou 8h00m) e termine numa pequena refeição ao deitar.

Na grávida, acontecem frequentemente, no primeiro trimestre, vómitos e falta de apetite, os quais podem levar a uma indesejável perda de peso. Por este motivo, será preciso acertar rapidamente o regime alimentar e, eventualmente, utilizar alimentos dietéticos.

A quantidade de sal a usar na confecção dos alimentos deverá ser a mínima possível, sem prejudicar as características sápidas indispensáveis para a boa digestão.

Deverá sempre ter-se em conta que os alimentos de conserva, os enchidos e o próprio queijo são habitualmente ricos em sal, havendo, por isso, necessidade de os utilizar com muita moderação.

A alimentação da grávida e da lactante, desde a preparação das refeições, ao escalonamentos destas ao longo do dia, representa o exemplo mais concreto do que deve ser o regime alimentar mais normal de tipo dietético, isto é, verdadeiramente adaptado às necessidades.

A vigilância do peso e a escolha dos alimentos mais indicados de cada um dos cinco grupos constituem a preocupação fundamental a ter em conta a fim de acertar o consumo diariamente ao longo dos meses que dura todo o processo de gravidez-lactação. A composição e o horário das refeições devem regular-se, também, de acordo com as indicações dadas pelo peso avaliado periodicamente na grávida e na lactante.
Mestre da Culinária
Mestre da Culinária
Moderador

Mensagens : 535
Data de inscrição : 03/03/2008

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos