Sabia que... sobre o Azeite

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo

Sabia que... sobre o Azeite

Mensagem  Michele em Dom 23 Mar 2008, 03:10

Sabia que...

Todas as azeitonas são negras se as deixarem amadurecer até ao fim.

Para extrair 1 l de azeite são necessárias, em média, 5 a 6 Kg de azeitonas.

O grau de acidez pouco ou nada tem a ver com o cheiro e o sabor do azeite. A acidez tem a ver com a quantidade de ácidos gordos livres que o azeite possui e também com a variedade e o estado de maturação da azeitona quando é colhida.

A cor do Azeite não está directamente ligada ao seu sabor ou aroma. Um Azeite verde provem da prensagem de azeitonas ainda verdes enquanto que um Azeite dourado provem da prensagem de azeitonas maduras. Mas o Azeite é geralmente obtido a partir de uma mistura de variedades de azeitonas, com diferentes graus de maturação.

Como produto natural que é o azeite, ao contrário do vinho, não melhora com o tempo, pelo que é melhor consumi-lo quanto mais cedo melhor. Quando bem acondicionado, pode conservar-se sem alteração das suas características, durante 18 meses a partir da extracção.

O rendimento do Azeite é maior do que o de outras gorduras vegetais, tanto em frio como em quente.

O Azeite deve guardar-se em recipientes de vidro, de preferência escuros, ou em recipientes de folha de flandres ou de aço inox. Deve manter-se em local fresco, sem luz e longe de produtos com cheiros intensos para evitar que os absorva.

Quando sujeito a temperaturas muito baixas o Azeite pode solidificar. Contudo, ele retomará o seu aspecto inicial quando volta à temperatura ambiente, não perdendo nenhuma das suas características.
avatar
Michele

Mensagens : 102
Data de inscrição : 18/03/2008

Ver perfil do usuário

Voltar ao Topo Ir em baixo

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo

- Tópicos similares

 
Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum